Folha de S. Paulo


Políticos evitam aparecer em Marcha para Jesus em São Paulo

O evento Marcha para Jesus reuniu novamente milhares de fiéis de diversas igrejas evangélicas no feriado de Corpus Christi em São Paulo, mas não contou com a presença de um grande número de lideranças políticas, ao contrário do ocorrido em edições anteriores do ato.

A marcha, em sua 24ª edição, é organizada pela igreja Renascer em Cristo, mas conta com a participações de outras denominações neopentecostais. O líder da Renascer, apóstolo Estevam Hernandes, avaliou que os políticos não foram à marcha para evitar vaias da multidão. "Muitos estão fugindo das grandes concentrações", disse Hernandes.

A organização da marcha estimou que 3 milhões de pessoas participaram da manifestação religiosa ao longo da quinta-feira (26), e a maior concentração de pessoas foi observada às 14h. A Polícia Militar não realizou cálculo sobre o público. No ano passado, de acordo com a PM, 340 mil compareceram.

Antes prestigiada por um grande número de autoridades do Executivo e congressistas, neste ano apenas o senador Magno Malta (PR-ES), o deputado federal Marcelo Aguiar (DEM-SP) e deputados estaduais de São Paulo foram à marcha.

"Há muitos líderes políticos que são cristãos e naturalmente eles vêm [ao evento], mas neste ano aconteceu um fenômeno. Obviamente hoje a figura do político frente à população está abalada. Pode ser que eles tenham medo de enfrentar um público grande e ter uma reação contrária, e por isso não vieram", comentou o apóstolo Estevam sobre a baixa presença dos agentes públicos no ato.

O senador Malta, que é um dos líderes evangélicos no Senado e cuja mulher é cantora gospel, afirmou que "o povo acordou e não suporta mais o cheiro de fralda cheia. Antes eles [políticos] vinham, davam as caras, e alguns deles até não professavam fé nenhuma. Com esse processo depurativo que está ocorrendo no país, muitos tiveram medo de vir".

Na edição de 2015, o evento foi marcado por protestos pelo "fim da corrupção" e pela "faxina ética" no país, mas nesta quinta não havia um grande número de cartazes contra os políticos em meio aos fiéis.

A multidão saiu do bairro da Luz, no centro da capital, por volta das 10h, e caminhou pelas avenidas Tiradentes e Santos Dumont em direção à zona norte. Às 13h30, a marcha chegou à praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira), onde um palco foi montado para shows de música gospel.

Segundo a organização, 14 trios elétricos percorreram o trajeto até a praça.

A animação dos fiéis começou cedo nas estações de metrô, com gritos de "Jesus, Jesus". A maioria, composta de jovens, usava camisetas do evento –vendidas por ambulantes por cerca de R$ 20.

Segundo as igrejas evangélicas, a Marcha para Jesus é o maior evento cristão do mundo. Nesta quinta, a caminhada com shows reuniu mais de 500 denominações evangélicas, de acordo com a organização da marcha.

CARNAVAL CRISTÃO

Nos trios elétricos havia bandeiras do Brasil. Prevaleceu no trajeto da marcha um clima de festa, com música alta e animadores. Houve participantes de vários Estados. Estavam também previstas caravanas originárias de países como México, EUA, Israel, Argentina e Chile.

Adelita Laurentino, 46, frequentadora da igreja Renascer em Cristo, participa da marcha há 21 anos. Neste ano, estava acompanhada de toda a família."Minha filha tinha dois anos quando comecei a vir. É um momento de agradecimento que a gente separa para Deus. Viemos em 15 pessoas", disse.

A Polícia Militar informou que não foram registradas ocorrências graves até as 21h.


Endereço da página:

Links no texto: