Folha de S. Paulo


STF encontra escuta no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, teve seu gabinete grampeado

Um aparelho de escuta ambiental foi localizado no gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, em Brasília. O dispositivo foi achado no dia 11 de abril passado em uma varredura de rotina realizada pela Secretaria de Segurança.

O equipamento de gravação estava instalado embaixo da mesa de trabalho do ministro, numa caixa embutida no chão, cheia de fios. No momento em que foi localizado, o aparelho estava desativado.

O STF abriu uma investigação preliminar interna, sem a participação da Polícia Federal. A Folha apurou que a PF não havia sido acionada pelo tribunal, até o fechamento desta edição, para apurar o caso por meio de um inquérito policial.

A apuração interna do STF vai avaliar aspectos técnicos do aparelho e tentar dizer se alguma vez ele chegou a ser acionado. O tribunal não informou o modelo do dispositivo nem o sistema de varreduras realizadas nos gabinetes dos ministros. A justificativa é que as informações são protegidas por questão de segurança. Também não foi divulgada imagem do aparelho.

Barroso foi relator do chamado acórdão do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, texto que traz o resultado do julgamento que fixou o rito do pedido de afastamento da petista. O ministro também é relator do processo de execução das penas dos condenados no caso do mensalão.

Alan Marques/Folhapress
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso

O ministro afirmou que "institucionalmente" a ação de espionagem detectada em seu gabinete "preocupa", mas que está tranquilo porque seu gabinete de trabalho "é republicano".

"Do ponto de vista institucional, é gravíssimo. Uma ousadia, uma desfaçatez alguém colocar um aparelho de escuta no gabinete de um ministro do Supremo, tenha sido no meu, ou se estivesse aí desde muito antes, o que não se sabe. Agora, do ponto de vista pessoal, estou totalmente tranquilo e confortável, aqui é um espaço totalmente republicano", disse o ministro aos jornalistas nesta terça-feira (17).

"A gravidade é alguém saber por antecipação o que eventualmente estou pensando em fazer em um processo", completou. Questionado se o grampo surpreende, o ministro lamentou: "Nada no Brasil de hoje surpreende".

Barroso é conhecido por elaborar votos em sua residência. O ministro ocupa um gabinete no 4º andar do Supremo desde 2013, quando assumiu o cargo de ministro. Ele herdou a sala do ex-ministro Joaquim Barbosa, que ganhou notoriedade com seu papel como relator do processo do mensalão.

Segundo a Folha apurou, quando Barroso chegou ao tribunal, o gabinete passou por uma ampla reforma.

Em 2008, um relatório também da Secretaria de Segurança do tribunal apontou que o gabinete do então presidente da corte, Gilmar Mendes, teria sido alvo de "um possível monitoramento [escuta ilegal] que pode ter ocorrido nas proximidades do edifício sede". Contudo, investigações posteriores realizadas pela PF e pelo Congresso não confirmaram escuta telefônica ou ambiental no STF.


Endereço da página:

Links no texto: