Folha de S. Paulo


Contra Temer, Levante Popular da Juventude picha sede do PMDB de SP

Cerca de 60 militantes do Levante Popular da Juventude picharam nesta quinta (12) o diretório do PMDB de São Paulo e realizaram um escracho para protestar contra o afastamento da presidente Dilma Rousseff e a posse do presidente interino, Michel Temer.

O grupo declarou que estava "colocando ratoeira no ninho de ratos" e pichou a fachada do prédio com frases como "QG do golpe", escritas em tinta vermelha. O prédio, localizado perto da Assembleia Legislativa de São Paulo, parecia estar vazio e não contava com a presença de seguranças. O ato começou perto das 17h30 e se encerrou às 18h. A polícia chegou quando o grupo havia saído.

Dois membros do grupo colocaram máscaras de Michel Temer e do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi afastado do mandato pelo STF. Eles encenaram a apresentação que virou marca registrada do grupo: rasgaram a constituição enquanto usavam caudas de ratazanas e eram capturados em ratoeiras. Nessa hora, um vendedor ambulante de pipoca levou seu carrinho até a manifestação.

"Conseguiram chegar à presidência três vezes sem nunca ter recebido um voto", disse uma das manifestantes, referindo-se a Temer e aos ex-presidentes José Sarney e Itamar Franco. No ato, ela puxou o coro: "É tudo rato, é tudo rato, mas chegou a ratoeira do povo mobilizado".

De acordo com Laryssa Sampaio, líder nacional do Levante, o ato é em defesa do mandato de Dilma e à prisão de Cunha, réu na Operação Lava Jato.

O grupo anti-impeachment está realizando atos em diversos diretórios peemedebistas pelo país, mas foi a base de Temer em São Paulo que puxou o desembarque do governo Dilma, em março.

O Levante Popular da Juventude tem feito sucessivas ações contra o presidente interino que, antes de assumir o cargo nesta quinta, articulava a queda de Dilma e montava sua equipe ministerial.

Em uma ocasião, Temer, que fazia uma rodada de negociações em São Paulo, voltou às pressas para Brasília após ato do grupo em frente à sua casa.


Endereço da página:

Links no texto: