Folha de S. Paulo


Temer confunde jornalista com presidente argentino

O presidente interino Michel Temer se enganou nesta quinta (12), durante uma das primeiras chamadas telefônicas que recebeu desde que foi confirmado no cargo.

Em um telefonema por volta das 9h, Temer pensava falar com o presidente argentino Mauricio Macri. Mas, na verdade, ele conversava com o jornalista Jorge García, da rádio argentina "El Mundo".

Ouça

Na curta conversa, o jornalista pergunta a Temer como ele está e o presidente interino responde. "Muito bem. Como está presidente?"

Em seguida, Temer acrescenta: "Muito obrigado, presidente. Quero visitá-lo na Argentina".

Aparentemente não se trata de trote e, sim, de um equívoco.

No meio da conversa, o jornalista parece se dar conta da confusão: "Ah, me parece que está um pouco errado", mas segue a entrevista. Ele então pergunta a Temer sobre a hora em que pretende fazer seu primeiro pronunciamento e sobre a formação do ministério.

Consultada, a assessoria de Michel Temer afirmou que não iria comentar o caso.

A produtora do programa de Jorge García, Silvia Ferro disse à Folha que fez a ligação para Temer, mas não quis esclarecer como ocorreu o equívoco.

"Não foi um trote", limitou-se a responder.

Silvia afirmou que estava tentando falar com o presidente interino há dias e que, após a votação no Senado, decidiu voltar a tentar na manhã desta quinta.

Em entrevista a um site de notícias na Argentina, ela atribuiu o engano a assessores de Temer.

"Não foi um trote, os assessores fizeram tudo errado, não me filtraram. Para mim, é um feito jornalístico, mas tampouco me vanglorio disso", disse Silvia ao site BigBang.

Segundo fontes ouvidas pela Folha, a produção da rádio argentina ligou no telefone fixo do Palácio do Jaburu se identificando como sendo da equipe de Macri. Por isso Temer atendeu a ligação.

OFICIAL

O governo da Argentina publicou uma nota, por meio de sua chancelaria, afirmando que "respeita o processo constitucional que está em curso e confia que o desfecho da situação consolide a solidez da democracia brasileira".

"O governo argentino continuará dialogando com as autoridades constituídas a fim de seguir avançando no processo de integração bilateral e regional", prossegue o texto.

A Casa Rosada ainda não se pronunciou.


Endereço da página:

Links no texto: