Folha de S. Paulo


Temer acordou com foguetório e se deu conta que seria presidente

Pedro Ladeira/Folhapress
O vice-presidente Michel Temer deixa seu gabinete após reuniões no anexo do Palácio do Planalto, na madrugada desta quinta-feira
Temer deixa seu gabinete após reuniões no anexo do Palácio do Planalto, na madrugada desta quinta

Michel Temer decidiu ir dormir por volta das 3h da manhã desta quinta-feira (12). Havia passado o dia entre a TV, acompanhando os discursos da sessão do impeachment no Senado, e as negociações para a formação de seu eventual ministério.

Acordou de sobressalto pouco depois das seis da manhã. Despertou com o foguetório e se deu conta de que dali algumas horas seria oficialmente presidente.

Só depois de ouvir os fogos de artifício Temer ligou a TV. Constatou que a votação havia acabado há pouco. Começou a receber telefonemas.

IMPEACHMENT DE DILMA
A história de um processo que dividiu o país
Michel Temer e Dilma Rousseff em Brasília

O vice decidiu voltar a descansar algumas horas depois. Voltou a trabalhar por volta das 10h30 desta quinta (12). Às 15h dará posse ao novo ministério e fará seu primeiro pronunciamento oficial.

IMPEACHMENT

Por 55 votos contra 22, o Senado decidiu abrir o processo de impeachment contra a presidente Dilma. A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.

Ela é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor.

Temer (PMDB), 75, deve assumir seu lugar interinamente nesta quinta (12). Será a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.

O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.


Endereço da página:

Links no texto: