Folha de S. Paulo


Autora de pedido de impeachment divide opiniões como professora

Fabio Braga/Folhapress
Os juristas Janaina Paschoal (à frente) e Helio Bicudo (à dir.) em ato na faculdade de Direito da USP
Os juristas Janaina Paschoal (à frente) e Helio Bicudo (à dir.) em ato na faculdade de Direito da USP

"Minha cabeça tá fraca hoje –gastei", ri a professora Janaína Paschoal, durante a aula de Direito e Religião, disciplina que ministra na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com aulas às sextas-feiras.

Na véspera, 28 de abril, a advogada havia "gastado" a cabeça no Senado, na defesa da abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Antes mesmo de ganhar notoriedade como uma das pessoas que assinou a ação contra Dilma (ao lado dos juristas Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo), Paschoal já era figura polêmica no Largo São Francisco.

IMPEACHMENT DE DILMA
A história de um processo que dividiu o país
Michel Temer e Dilma Rousseff em Brasília

Professora do Departamento de Direito Penal, ela faz parte, segundo frequentadores da faculdade ouvidos pela Folha, de uma linha minoritária, mais liberal.

Entre os alunos, divide opiniões. "Antes [do pedido de impeachment], ela era vista como uma professora mais ou menos séria", afirma o estudante Gabriel Fazzio, 24. "Depois, todo mundo começou a tirar uma onda com ela."

Não é a opinião de Bernardo Fico, 21. Para ele, a advogada é "uma das professoras mais dedicadas".

"Ontem ela estava em Brasília e hoje está aqui, dando aula, desde as 13h", diz.

Mesmo contrário ao processo de impeachment de Dilma e a certas posições expressadas pela docente em sala de aula, ele diz julgá-la uma boa professora.

BLINDADA

A advogada ficou conhecida por fazer discursos inflamados quando defende o processo de afastamento da presidente –o mais famoso, proferido em 5 de abril na própria faculdade, virou meme.

A fala ficou marcada pelo momento em que a advogada gira uma bandeira nacional sobre a cabeça, gritando que "o Brasil não é a república da cobra", referência a discurso em que o ex-presidente Lula se identificou como jararaca.

As críticas e os memes acabaram gerando, no entanto, uma reação dentro das correntes de esquerda da faculdade, contrárias ao impeachment da presidente –que consideraram machistas as alegações contra a advogada.

"Nenhum professor homem que fala de forma eloquente na sala de aula é tachado de louco", afirma Fico.

"Não gostei do discurso [de Paschoal], mas foi uma coisa de situação, não representa o que é a Janaína", afirma outro aluno, Rodrigo Pires, 33, que diz não ter opinião sobre o afastamento de Dilma.

E, na aula, Paschoal é mais comedida. Gesticula bastante, mas não eleva o tom de voz, e arranca risadas da sala não muito cheia.

Para a estudante Ana Lidia Cavalli, membro do Levante Popular da Juventude, "a Janaína não é nossa aliada, não é aliada das mulheres, é contra o aborto, contra um monte de pautas feministas, mas é muito ruim dizer que ela é louca, que está possuída".

A advogada se disse, em aula, contrária à lei do feminicídio: "Me parece que é dizer que a vida da mulher vale mais que a do homem".

Segundo Cavalli, no entanto, é "preocupante que a gente possa blindá-la, não fazer críticas só porque ela é mulher". "A fala dela é inflamada de propósito, para desvirtuar o discurso dela, que é bem vazio", afirma.


Endereço da página:

Links no texto: