Folha de S. Paulo


Raul Cutait e Miguel Srougi são cotados para Ministério da Saúde

Avener Prado/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 03-06-2013: Miguel Srougi, 65 anos, professor titular de Urologia da Universidade de medicina da USP. Nova ala de Urologia do Hospital das Clinícas, a ala foi construída com doações da iniciativa privada. (Foto: Avener Prado/Folhapress, SAUDE) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Miguel Srougi, 65, professor titular de Urologia da USP e cotado para Saúde em eventual governo Temer

Dois médicos renomados entraram na lista de sondagens para chefiar o Ministério da Saúde numa eventual gestão capitaneada por Michel Temer (PMDB): o cirurgião Raul Cutait e o urologista Miguel Srougi.

Os atuam no Hospital Sírio-Libanês e passaram a ser cotados para a Saúde após aliados do vice-presidente Michel Temer sinalizarem ao PP, partido que reivindica a pasta, que o peemedebista gostaria de ter um "notável" da área à frente do ministério.

Cutait é professor de cirurgia na USP (Universidade de São Paulo), tem forte atuação no tratamento de câncer e em tratamentos de aparelho digestivo. Ex-secretário de Saúde de São Paulo, também ficou conhecido por ser um dos médicos que atendeu o ex-vice-presidente José Alencar, morto em 2011 após 13 anos de luta contra o câncer.

Miguel Srougi também é professor na USP, com especialização em urologia. É reconhecido como um dos maiores especialistas na área no país.

Segundo pessoas que acompanham as conversas sobre a nomeação na Saúde, as sondagens têm sido feitas com muita discrição, a pedido inclusive do próprio Temer que desautorizou convites oficiais até que o Senado conclua a primeira fase do julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que abriria espaço para que ele assumisse o Planalto.

O PMDB, que comandava a pasta na gestão da petista, ainda tenta se manter à frente da área. A bancada do partido da Câmara atua para emplacar o deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que é médico e foi secretário de Saúde do Rio Grande do Sul entre 2005 e 2007.

Homens de Temer - Cotados para os ministérios


Endereço da página:

Links no texto: