Folha de S. Paulo


Cotada para Direitos Humanos, Mara Gabrilli se reúne com Temer

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) é cotada para ocupar uma pasta no eventual governo Michel Temer, caso ele assuma o Palácio do Planalto. Mara lidera as apostas para a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que congrega ações direcionadas às mulheres, negros e deficientes.

A deputada se encontrou na tarde desta terça-feira (26) com Temer. Para ir ao encontro ela deixou uma reunião da direção do PSDB com a bancada da sigla na Câmara.

Mara tem boa relação com as mais diversas alas do tucanato, é muito próxima ao senador José Serra (SP), mas também tem bom trânsito com o presidente nacional da sigla, Aécio Neves (MG).

A indicação do nome da deputada foi feita, no entanto, pelo vereador Andrea Matarazzo, que deixou o PSDB e se filiou ao PSD de Gilberto Kassab para concorrer à Prefeitura de São Paulo.

Matarazzo é amigo pessoal de Mara há anos.

A deputada, que é tetraplegica, se notabilizou pela militância em favor dos deficientes e, mais recentemente, por ajudar investigadores da Operação Lava Jato a vincular o escândalo de corrupção da Petrobras ao assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Mara entregou um dossiê sobre o caso ao juiz Sérgio Moro e, depois, prestou depoimento aos investigadores apontando ligações entre empresários ligados ao PT na região e pessoas envolvidas na crime.

"O PSDB tem de ter responsabilidade e foi protagonista em todo o processo do impeachment. É uma escolha de um presidente a equipe de governo, mas o PSDB tem de ter responsabilidade e compromisso com o país. Não pode virar as costas nesta hora", disse Mara.

Além dela, a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) também se reuniu com o vice-presidente. A ex-petista é cotada a assumir novamente o Ministério da Cultura, o qual seria fortalecido com a junção de Turismo.

Pré-candidata à prefeitura de São Paulo, a senadora ainda demonstra resistência à proposta.

A ideia é que, em um acordo com Gilberto Kassab, o PMDB assumiria o posto de vice em uma cahapa encabeçada pelo vereador Andrea Matarazzo (PSD-SP).

Os homens de Temer


Endereço da página:

Links no texto: