Folha de S. Paulo


Dilma se diz 'injustiçada' e afirma estar apenas no começo da luta

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, 18-04-2016, A presidente Dilma durante pronunciamento a nacao um dia apos a votacao que permitiu o andanento do processo de impeachment e que agora sera julgado pelo Senado Federal. ( Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER )
A presidente Dilma Rousseff durante pronunciamento sobre o processo de impeachment

Em sua primeira declaração pública desde a derrota na Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff afirmou que teve os "sonhos e direitos torturados", se sentiu "indignada" e "injustiçada" com a aprovação do impeachment.

Também acusou o vice-presidente Michel Temer de trair e conspirar abertamente contra ela.

Em pronunciamento nesta segunda (18), a petista disse que nenhuma democracia aceitaria comportamento como o de Temer: "A sociedade não gosta de traidores".

Dilma afirmou ainda que é vítima do "mais abominável crime" que pode haver contra uma pessoa –ser condenada injustamente.

Emocionada, declarou que não está no fim de seu mandato, mas "no início da luta".

Assista

IMPEACHMENT

A presidente disse que se sentiu "injustiçada" e "indignada" com a aprovação da abertura do processo de impeachment neste domingo (17) pelo plenário da Câmara.

"É muito ruim para o Brasil que o mundo veja que a nossa jovem democracia enfrenta um processo com essa baixa qualidade", disse. Ela repetiu que não cometeu crime de responsabilidade nas chamadas "pedaladas fiscais" e acusou a Câmara de ter reservado a ela um tratamento diferente do oferecido a seus antecessores. "Os atos dos quais eles me acusam foram praticados por outros presidentes antes de mim e não se caracterizaram como ilegais ou criminosos".

A petista também acusou os partidos de oposição de terem aderido à estratégia do "quanto pior, melhor" para impedir que ela governasse com estabilidade nos últimos 15 meses.

Afirmou ainda que o governo não abrirá mão de "nenhum instrumento para exercer o direito de defesa", confirmando que a AGU (Advocacia-Geral da União) recorrerá ao Supremo Tribunal Federal questionando o mérito do processo de impeachment.

TEMER

Dilma fez um discurso duro contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB). "É inusitado, é estranho, é estarrecedor que um vice-presidente no exercício de seu mandato conspire contra a presidente abertamente. Em nenhuma democracia do mundo uma pessoa que fizesse isso seria respeitada, porque a sociedade não gosta de traidor. Por que não? Porque cada um de nós sabe a injustiça e a dor que se sente quando se vê a traição no ato".

CUNHA

Em críticas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a petista disse que a aprovação do impeachment foi associada à imagem da vingança e do desvio e abuso de poder. "O rosto estampado na imagem que foi transmitida ao mundo é o do desvio de poder, do abuso de poder e do descompromisso com as instituições e com as práticas éticas e morais".

Em uma provocação a Cunha, Dilma lembrou que não há contra ela nenhuma acusação de desvio de dinheiro, de enriquecimento ilícito ou de recursos no exterior. O presidente da Câmara é réu por corrupção passiva e acusado de esconder contas na Suíça.

NOVAS ELEIÇÕES

A petista não descartou a possibilidade de apresentar ao Congresso Nacional projeto para antecipar para este ano a eleição presidencial, mas disse que não a avalia neste momento. A proposta é defendida como uma "saída honrosa" por ministros e petistas. "Tudo o que jamais podemos aceitar é que o cumprimento da legalidade não se dê no processo. Todas as outras alternativas você pode avaliar, mas não estou avaliando isso agora."

SENADO

A presidente antecipou que participará pessoalmente de sua defesa no âmbito do Senado Federal e afirmou que ainda não discutiu com a equipe de governo sobre a relatoria do impeachment na comissão especial.
Favorável ao afastamento da petista, a senadora Ana Amélia (PP-RS) tem sido cotada pelo PSDB e por parte do PMDB.

Dilma informou que se reuniu nesta segunda (18) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e que ele explicou a ela os encaminhamentos do processo. A presidente afirmou que a ofensiva no Senado será "absolutamente diferente" da realizada com a Câmara, mas não detalhou a distinção.

TORTURA E SONHOS

Emocionada, Dilma ressaltou que o país vive atualmente "tempos muito difíceis", mas que ela tem "força, ânimo e coragem" suficientes para enfrentá-los. "Não vou me abater, não vou me deixar paralisar e vou lutar como fiz ao longo de toda a minha vida".

Ela acrescentou que, assim como enfrentou com convicção a ditadura, irá encarar agora um "golpe de Estado".

"De uma certa forma, estou tendo meus sonhos e os meus direitos torturados. Agora, não vão matar em mim a esperança, porque sei que a democracia é sempre o lado certo da história", declaro. Ela disse que a decisão da Câmara não é o começo do fim de seu mandato, mas o início de uma luta que será "longa" e "demorada".

NOVO GOVERNO

A presidente anunciou que os deputados federais que votaram favoravelmente ao impeachment serão exonerados ou não retornarão à Esplanada dos Ministérios, como é o caso de Mauro Lopes (Secretaria de Aviação Civil).

A petista defendeu a necessidade de um "grande rearranjo" no governo caso consiga barrar o impeachment no Senado, para construir "um novo caminho". "Eu enfrentei o terceiro turno e agora entrarei no quarto turno. Passado ele, além das medidas que já anunciamos, lançaremos outras medidas", disse Dilma, sem detalhá-las.

Próximos passos do impeachment no Senado


Endereço da página:

Links no texto: