Folha de S. Paulo


Elogiado em voto por impeachment, marido de deputada é preso

O prefeito de Montes Claros (norte de Minas Gerais), Ruy Muniz (PSB), foi preso preventivamente pela Polícia Federal nesta segunda-feira (18), um dia depois de sua mulher, a deputada Raquel Muniz (PSD), afirmar que seu marido "mostra que o Brasil tem jeito" ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Ele estava em Brasília, onde acompanhava a votação. Além dele, a PF também prendeu a secretária de Saúde do município, Ana Paula Nascimento.

Na noite deste domingo, Raquel Muniz disse em seu voto a favor da abertura de processo contra a presidente que tomava aquela decisão "para dizer que o Brasil tem jeito" e que "o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão".

Reprodução/Facebook
A deputada Raquel Muniz com seu marido, Ruy Muniz
A deputada Raquel Muniz com seu marido, Ruy Muniz

"É pelo norte de Minas, é por Montes Claros, é por Minas Gerais, é pelo Brasil", afirmou.

De acordo com as investigações da PF, o prefeito é suspeito de inviabilizar a existência e o funcionamento de hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS ao deixar de prestar serviços pela rede municipal.

O objetivo, segundo a apuração, seria favorecer um hospital privado que pertenceria aos seus familiares e ao grupo econômico deles.

A operação foi nomeada "Máscara da Sanidade II - Sabotadores da Saúde".

Muniz e Nascimento foram denunciados pelo Ministério Público Federal por suspeita de falsidade ideológica, dispensa indevida de licitação, estelionato, prevaricação e peculato.

Ele foi detido na Asa Sul de Brasília e levado para Montes Claros durante a tarde, onde ficará em uma cela separada da que estão os presos comuns.

Segundo Marcelo Freitas, chefe da PF do norte de Minas, a operação foi iniciada logo após a votação do impeachment neste domingo (17) porque houve um lapso do Tribunal Regional Federal, que publicou o mandado de prisão em seu site e o documento foi reproduzido por veículos de imprensa locais.

"Isso fez com que a Polícia Federal tivesse que antecipar suas ações, cumprindo o mandado imediatamente após a sessão de impeachment. Mas isso não foi planejado, nada preparado", afirmou.

De acordo com ele, caso a Justiça aceite a denúncia e condene o prefeito, as penas máximas aplicadas aos supostos crimes somam 30 anos de prisão. Se a prisão preventiva não for revogada em 15 dias, Muniz será afastado do cargo.

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Montes Claros afirmou que a decisão é "absurda" e que será revertida. Também informou que Ruy Muniz permanece no cargo e os órgãos da administração continuam funcionando normalmente.

"Ao cobrar profundas mudanças no sistema de saúde de Montes Claros, em defesa da população, o prefeito contrariou interesses e provocou forte perseguição política", diz o comunicado.

Ano passado, a cidade fez campanhas institucionais contra a corrupção, com eventos sobre o tema e distribuição de panfletos nas escolas e em órgãos públicos.


Endereço da página:

Links no texto: