Folha de S. Paulo


Deputado pede que STF proíba Cunha de votar no impeachment de Dilma

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) entrou nesta sexta-feira (15) com uma ação para que o STF (Supremo Tribunal Federal) determine que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se abstenha de votar no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A votação está marcada para domingo (17). O ministro Celso de Mello será o relator do caso.

Sergio Lima - 12.mar.2015/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 12-03-2015: Jean Wyllys (PSol-RJ) ao fundo a abancada evangélica - O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Candidato único, o petista recebeu 14 votos favoráveis e 3 em branco. (Foto: Sergio Lima Folhapress - PODER)
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ)

Na ação, o deputado argumenta que a decisão de Cunha de participação da votação fere o regimento da Câmara, que prevê o voto do presidente apenas em casos de apurações secretas ou para desempatar votações abertas -possibilidade inexistente no caso do impeachment, já que são necessários pelo menos 342 dos 513 votos para que o Senado seja autorizado a abrir o processo contra a presidente.

"Ao anunciar publicamente que irá votar o impedimento da presidente Dilma Rousseff, o Presidente da Câmara dos Deputados mostra uma nítida intenção de violação das regras regimentais. Não pode este Tribunal permitir, portanto, que uma alta autoridade da República Federativa atue arbitrariamente, conforme a sua vontade, afrontando diretamente uma regra regimenta", diz o texto.

Adversário declarado do governo, Cunha votará pela abertura do processo de impedimento.

Cunha já fechou com sua área técnica, porém, a interpretação de que, como não há hipótese de empate no impeachment, ele não precisa manter a neutralidade para agir em eventual desempate.

O deputado irá recorrer também ao precedente de Ibsen Pinheiro, que presidiu a votação do impeachment de Fernando Collor de Mello em 1992. Na ocasião, Ibsen votou ao final, quando já havia larga margem pela destituição do então presidente.


Endereço da página:

Links no texto: