Folha de S. Paulo


Em vídeo, Dilma e Lula vão pedir apoio 'contra golpe' e prometer crescimento

Evaristo Sá/AFP
Former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva hugs Brazilian president Dilma Rousseff after he swore as chief of staff in Brasilia on March 17, 2016. Rousseff appointed Lula da Silva as her chief of staff hoping that his political prowess can save her administration. The president is battling an impeachment attempt, a deep recession, and the fallout of an explosive corruption scandal at state oil giant Petrobras. AFP PHOTO/EVARISTO SA EVARISTO SA / AFP ORG XMIT: ESA226
Lula abraça a presidenta Dilma Rousseff

Em um último esforço para angariar apoio contra o impeachment, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiram gravar uma mensagem em vídeo para denunciar o que chamam de "golpe" em curso no país e tentar passar confiança para a população e parlamentares, dizendo que, caso saia vitorioso, o governo vai preparar o Brasil para a retomada do crescimento.

Lula e Dilma vão alinhar os discursos em gravações que serão feitas nesta sexta-feira (15), para que os vídeos sejam veiculados na internet e nas redes sociais. Há ainda a possibilidade de que os dois apareçam juntos no vídeo, mas auxiliares de ambos os lados defendem que cada um grave sua mensagem.

Na noite desta quinta-feira (14), o clima no Palácio do Planalto era de apreensão. As contas dos aliados de Lula e Dilma davam conta de um número de votos muito próximo aos 172 necessários para barrar o impeachment no plenário da Câmara, no domingo (17).

Mesmo com o pessimismo e desânimo, aliados estimularam que Lula e Dilma gravassem a mensagem. O ex-presidente diz que é preciso "ir para a guerra" na reta final e, caso saiam derrotados, mantenham a mobilização da base social do PT nas ruas.


Endereço da página: