Folha de S. Paulo


Moro determina sequestro da casa onde vive mãe de Dirceu em Minas

Heuler Andrey - 31.ago.15/AFP
Brazilian former chief-of-staff (2003-2005), Jose Dirceu, gestures during a hearing of the parliamentary committee of the Petrobras investigation in the Federal Justice court, in Curitiba on August 31, 2015. Dirceu --who is serving a seven-year sentence for the Mensalao corruption scandal-- was accused of corruption and money laundering within the framework of the Lava Jato operation. AFP PHOTO / HEULER ANDREY ORG XMIT: HAN005
O ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão e preso pela Operação Lava Jato, durante CPI

O juiz Sergio Moro determinou o sequestro de uma casa no interior de Minas onde mora a mãe do ex-ministro José Dirceu, que está preso e é réu na Operação Lava Jato.

Moro havia ordenado em 2015 sequestros de imóveis de Dirceu devido à "origem suspeita" dos recursos usados para comprar os bens.

Em despacho do último dia 5, o juiz expediu ordem de sequestro de uma casa em Passa Quatro, cidade natal do ex-ministro, que pertence formalmente à TGS Consultoria, empresa suspeita de ocultar patrimônio do ex-ministro. O pedido havia sido feito pelo Ministério Público Federal.

Na prática, a mãe do ex-ministro pode continuar ocupando o imóvel como "depositária" até uma decisão final.

Em 2015, Moro decidiu sequestrar bens de Dirceu não relacionados ao processo da Lava Jato porque as propriedades mencionadas na ação não cobriam "o produto estimado de propinas recebidas" pelo ex-ministro. A quantia, escreveu o juiz, soma mais de R$ 60 milhões.

Dirceu é suspeito de receber dinheiro de empreiteiras que tinham contrato com a Petrobras, como a Engevix.

Em depoimento em janeiro, ele disse que comprou a casa para a mãe por meio da TGS e depois reembolsou a empresa.

Também falou que prestava consultoria publicamente no Brasil e em outros países para empresas e que não tinha o objetivo de enriquecer.


Endereço da página: