Folha de S. Paulo


Vice Michel Temer articula reunião com economista Armínio Fraga

Mauro Pimentel/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, 11.11.2015: ENTREVISTA ARMINIO FRAGA - Entrevista exclusiva com o economista Arminio Fraga para a Folha de Sao Paulo. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-MERCADO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
O economista Armínio Fraga, o preferido de Temer para assumir o Ministério da Fazenda

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) está articulando um encontro com o economista Armínio Fraga, seu preferido para assumir o Ministério da Fazenda, e tem dito que vê com bons olhos o tucano José Serra (SP) à frente da Saúde, num eventual governo peemedebista.

Segundo a Folha apurou, Temer procurou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para agendar jantar com Armínio em SP.

O economista, que tem se mostrado refratário à ideia de ocupar a cadeira na Esplanada com Temer na Presidência, era o nome escolhido por Aécio para a Fazenda, em caso de vitória tucana em 2014.

Interlocutores de Temer dizem que, hoje, Fraga seria o favorito para tocar a economia e tirar o país da recessão.

O peemedebista quer conversar pessoalmente com Fraga para oferecer o que considera seu principal trunfo na tarefa de convencê-lo a topar a empreitada: blindagem política e autonomia para, entre outras coisas, participar diretamente da escolha do presidente do Banco Central.

Outro que agrada a Temer é Henrique Meirelles. O vice sabe, porém, que o PSDB ofereceria resistência em apoiar um governo cujo homem forte da Fazenda é ligado ao ex-presidente Lula.

Serra já chefiou a Saúde durante a gestão FHC e não teria de passar pelo período de "adaptação e aprendizado", nas palavras de um interlocutor do vice.

Para a cadeira de ministro da Justiça, Temer quer um perfil semelhante ao dos ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto e Carlos Velloso.

O martelo será batido após articulações políticas com aliados de PSDB, DEM e PPS. O objetivo de Temer é começar com apoio de 200 deputados federais na Câmara.


Endereço da página:

Links no texto: