Folha de S. Paulo


Cerca separará manifestantes pró e contra impeachment em Brasília

Muro de Brasília

Os preparativos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a semana de manifestações que devem acompanhar a votação do processo de impeachment na Câmara começaram já durante este fim de semana.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal instalou barreiras no meio da Esplanada, separando as alas sul (para os contrários ao governo) e norte (para os favoráveis a Dilma), para evitar brigas e confronto entre os manifestantes.

Até o gramado do Congresso Nacional, tradicional ponto das manifestações, foi separado ao meio.

Alan Marques/Folhapress/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 10.04.2016 - Operários começam a montar muro de ferro que vai dividir parte da Esplanada dos Ministérios em duas partes para evitar que manifestantes pró e contra o impeachment entrem em conflito durante a votação do pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff, que está previsto para acontecer no próximo dia 17. Foto: Alan Marques/Folhapress
Muro montado na Esplanada dos Ministérios para separar manifestantes pró e contra o impeachment

A barreira metálica tem cerca de dois metros de altura e obstrui a visão entre os dois lados opostos, além de ser acompanhada por um cercado menor no entorno. Será um corredor de 80 metros de largura, exclusivo para os agentes de segurança, que vai até o Congresso.

Os manifestantes não poderão descer até a praça dos Três Poderes, onde ficam o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal —a área estará fechada.

Algumas regras foram estabelecidas pela Secretaria de Segurança para evitar tumultos. Por exemplo, não serão permitidos acampamentos na área da Esplanada, haverá policiais militares para revistar os manifestantes que chegam e não será permitido portar objetos cortantes ou usar máscaras.

Além disso, ainda foram proibidos balões aéreos e bonecos, o que deve restringir a presença dos "pixulecos", bonecos infláveis com uma representação do ex-presidente Lula como presidiário.

Também os manifestantes já começaram a se preparar. Do lado anti-Dilma, próximo ao Congresso, o movimento Vem pra Rua instalou um "mapa do impeachment", no qual colocou as fotos de todos os deputados separados em três seções: contra o afastamento de Dilma, a favor e indecisos.

Manifestantes pró-governo já começam a chegar a Brasília, acampando nas proximidades do Teatro Nacional, que fica no início da Esplanada.

Os grupos pró e anti-Dilma já iniciaram convocatórias em suas redes sociais para manifestação no próximo domingo (17) em Brasília e no resto do país, data para a qual está prevista a votação do impeachment pelo plenário da Câmara.

A partir desta segunda-feira (11), o trânsito já pode começar a ser interrompido na Esplanada caso haja protestos. Se não, a interrupção só será no fim da semana.


Endereço da página: