Folha de S. Paulo


Cotado para a Saúde, deputado do PP se diz indeciso sobre impeachment

Pedro Ladeira-17.dez.2015/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 17-12-2015, 12h00: O presidente do senado e do Congresso senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ao lado do deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator do orçamento, preside sessão do Congresso Nacional que deve votar o orçamento para 2016. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O deputado Ricardo Barros (PP-PR) em sessão de votação do Orçamento no Congresso, em Brasília

Cotado para substituir Marcelo Castro (PMDB-PI) no Ministério da Saúde, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) anunciou neste sábado (10), em sua página de Facebook, que a bancada do partido em seu Estado apoiará o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Segundo nota da sigla divulgada pelo deputado na rede social, a decisão foi tomada pela maioria dos integrantes da Executiva Estadual do PP no Paraná por ser, neste momento, "a única alternativa para a superação da grave crise política, econômica e moral" que atinge o Brasil.

Em nota divulgada posteriormente na rede social, Ricardo Barros afirma que, apesar da posição do diretório do PP do Paraná a favor do impeachment, continuará aguardando a posição do diretório nacional do partido para se posicionar.

O PP do Paraná tem quatro deputados federais, dois favoráveis ao impedimento (Dilceu Sperafico e Marcelo Belinati), um contra (Nelson Meurer) e outro que não formalizou sua posição, Ricardo Barros.

O Palácio do Planalto prometeu três dos seis ministérios que hoje são comandados pelo PMDB para PP, PR e PSD caso esses partidos garantam que boa parte dos deputados de suas bancadas votará contra o impeachment de Dilma.

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), tem dito nos bastidores que cerca de 30 dos 51 deputados de seu partido votarão a favor de Dilma e, com esse índice, o deputado Ricardo Barros poderia ficar com a pasta da Saúde. Nos bastidores, inclusive do próprio governo, há quem diga que o número de fiéis pepistas não chegará a tanto.

Na semana passada, a filha de Barros, Maria Victoria Barros (PP-PR), que é deputada estadual, surpreendeu a Assembleia Legislativa do Paraná ao defender o impeachment da presidente e criticar o partido por permanecer na base do governo.


Endereço da página: