Folha de S. Paulo


Em ritmo lento, CPI do Carf aprova convite a secretário da Receita Federal

Ueslei Marcelino/Folhapress
ORG XMIT: 033301_1.tif BRASÍLIA, DF, BRASIL, 14-09-2007, 18h30: Jorge Rachid, secretário da Receita Federal, durante entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, no Ministério da Fazenda. (Foto: Ueslei Marcelino/Folhapress)
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, em 2007, na sua 1ª passagem pelo cargo

Em mais uma sessão sem avanços, a CPI do Carf aprovou nesta quinta-feira (7) convites ao secretário da Receita Federal Jorge Rachid e a procuradores que fazem parte da investigação da Operação Zelotes.

Antes, os deputados ouviram depoimento do lobista Alexandre Paes dos Santos, preso preventivamente sob acusação de corrupção na Zelotes. Ele, porém, optou por permanecer calado e se recusou a responder às perguntas. "Não tive atuação com o Carf", afirmou no início, dizendo que ficaria em silêncio.

Foram aprovados os convites de Rachid, de três procuradores e também do procurador geral da Fazenda Nacional, Fabrício da Soller.

Na semana passada, a CPI do Carf tentou votar requerimentos mais polêmicos, como a convocação do filho do ex-presidente Lula, Luís Cláudio, e do empresário André Gerdau, ambos investigados na Zelotes, mas houve um acordão entre governo e oposição que barrou a votação.

Com isso, desta vez esses requerimentos polêmicos nem foram pautados.

A CPI foi instalada para investigar as suspeitas de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão recursal para autuações da Receita Federal. Este também é o objeto de investigação da Operação Zelotes, conduzida pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal.


Endereço da página:

Links no texto: