Folha de S. Paulo


Revista trará 'autocrítica' dos principais partidos brasileiros

O 33o número da revista "Interesse Nacional", que será lançado no início da semana que vem, terá como eixo uma espécie de autocrítica dos três principais partidos brasileiros –PT, PSDB e PMDB.

A publicação convidou para escrever os artigos políticos que militam nesses partidos.

Pelo PT, o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça Tarso Genro fala sobre os desafios de reconstruir o partido e volta a defender sua refundação; o ex-deputado federal (MG) Paulo Delgado critica a "fragilidade doutrinária e teórica" do PT no poder.

O deputado Jarbas Vasconcellos, ex-senador e governador de PE, escreve sobre o estilo do PMDB, "focado no fisiologismo", e em como o partido se tornou "incoerente com sua história de luta e resistência".

Pelo PSDB, o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, faz uma retrospectiva do partido e afirma que "faltaram às oposições canais de comunicação com a sociedade".

A "Interesse Nacional" também reproduz entrevista que o ex-deputado tucano Arnaldo Madeira deu à Folha em março, criticando as prévias do partido para a Prefeitura de São Paulo.

Um sexto artigo, do cientista político Alberto Almeida, trata do grande número de partidos e da crise de lideranças no país.


Endereço da página:

Links no texto: