Folha de S. Paulo


Advogada que pediu impeachment diz ter viralizado por encarar 'Deus deles'

Janaina Paschoal

Um discurso veemente da advogada Janaína Paschoal –uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff que tramita na Câmara– viralizou na internet nesta terça-feira (5).

Em ato na última segunda (4) na Faculdade de Direito da USP, onde leciona, a advogada fez críticas inflamadas ao ex-presidente Lula.

No trecho mais comentado, Paschoal gesticula aceleradamente, levanta a voz e agita e gira uma bandeira do Brasil sobre a cabeça.

Ela também diz que "o Brasil não é a República da Cobra", em alusão à fala de Lula em que o ex-presidente se comparou a uma jararaca para dizer que sobreviveu a uma ofensiva da Operação Lava Jato.

O nome da advogada chegou aos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Dentre as piadas sobre o episódio estavam a comparação dela com uma pastora evangélica mirim e outra mostrando-a como vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden.

Os comentários nas redes sociais que retrataram a advogada como "desequilibrada", "louca" ou "surtada" também foram alvo de críticas na internet.

Vários internautas classificaram os adjetivos direcionados a Paschoal como machistas.

Procurada, a advogada não atendeu às ligações da Folha. À BBC Brasil, Paschoal disse que achou inusitada a comparação entre o vídeo dela e o da "menina pastora", que mostrava uma garota de 7 anos pregando e também virou hit na internet.

Ainda segundo a BBC, a advogada acredita que seu discurso gerou tanta repercussão porque ela "enfrentou" o ex-presidente Lula, apontado por ela como "o Deus deles".


Endereço da página:

Links no texto: