Folha de S. Paulo


Dilma exonera aliado de Temer da vice-presidência da Caixa

Adriano Machado/Reuters
Brazil's President Dilma Rousseff (L) talks to Vice President Michel Temer at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, in this March 2, 2016 file photo. REUTERS/Adriano Machado/Files ORG XMIT: BSB101
Presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer

Em reação à decisão do PMDB de desembarcar do governo federal, a presidente Dilma Rousseff exonerou o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Sant'anna, aliado do vice-presidente Michel Temer.

A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial da União e não foi indicado ainda um substituto.

Na estratégia de dar mais espaço para partidos aliados na tentativa de evitar a abertura do processo de impeachment, o Palácio estuda oferecer o cargo ou para o PP ou para o PSD, que reivindicam a função.

O vice-presidente da Caixa foi funcionário por mais de 30 anos da instituição bancária e é próximo do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que atuou como vice-presidente de pessoa jurídica entre 2011 e 2013.

No ano passado, a convite de Temer, Sant'anna deixou a entidade financeira para ocupar a secretaria-executiva da Secretaria de Relações Institucionais, quando o peemedebista atuava como articulador político do governo.

Em outubro, por indicação do PMDB, o governo nomeou Sant'anna para o cargo de vice-presidente da Caixa, no qual permaneceu até esta quinta (31).

Nesta semana, foram demitidos peemedebistas em órgãos como Departamento Nacional de Obras contra a Seca e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Réu no processo do petrolão e um dos principais adversários do governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chamou a oferta de cargos de "feirão do petrolão".

FUNASA

Sant'anna não é o primeiro aliado de Temer a ser tirado do governo. Na semana passada, o presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Antônio Henrique de Carvalho Pires, teve sua exoneração publicada no "Diário Oficial" da União.

O presidente da Funasa, uma indicação com o aval de Temer, estava no cargo desde 22 de abril de 2014, quando foi nomeado pelo então ministro Arthur Chioro. Antes ele era diretor de Saúde Ambiental do órgão.


Endereço da página:

Links no texto: