Folha de S. Paulo


Diretório do PT em Belo Horizonte é arrombado durante a madrugada

Douglas Magno/O Tempo
Sede do PT que foi arrombada e revirada em Belo Horizonte (MG)
Sede do PT que foi arrombada e revirada em Belo Horizonte (MG)

O diretório do PT em Belo Horizonte (MG) foi arrombado e teve um computador e um telefone danificados na madrugada deste sábado (19).

É a terceira vez, segundo o partido, que o local é alvo de ações de vandalismo –os outros foram na sexta-feira (18), quando uma tinta azul foi jogada na parede, e em 5 de março, data em que tinta, farinha e ovos foram atirados no imóvel.

De acordo com a polícia, a porta do diretório foi quebrada e os vândalos deixaram panfletos espalhados pelo chão. Não havia ninguém da sigla no local no momento da ação.

É, também, ao menos o quarto ataque a diretórios de partidos políticos no país nos últimos três dias.

Na quinta-feira (17), os diretórios do PT em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) e em Cuiabá (MT) e o do PSDB em São Bernardo do Campo já tinham sido alvo de ataques.

Em Ribeirão, cinco explosivos foram atirados na sede do diretório municipal do partido, no Jardim Sumaré. Houve apenas danos materiais, e os funcionários não viram os responsáveis pelo ataque.

"Nunca ocorreu nada parecido na história do PT de Ribeirão. Nossa militância não foi treinada para guerrilha, mas sim para debater ideias e projetos", afirmou José Alfredo Carvalho, ex-vereador e membro do diretório do partido.

Em Cuiabá, a sede do diretório municipal do PT, no bairro da Lixeira, amanheceu pichada com tinta verde e amarela.

Já a sede do PSDB em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, foi pichada na madrugada de quinta com as frases "Não vai ter golpe" e "Dilma 13". O diretório tucano fica a menos de 500 metros do apartamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente estadual do partido em São Paulo, deputado Pedro Tobias, classificou a pichação como um "ato de vandalismo injustificável" que "mostra a face intolerante e ditatorial de um segmento".


Endereço da página:

Links no texto: