Folha de S. Paulo


PMDB cria comissão para definir futuro de ministro da Aviação na sigla

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
BRASILIA, DF, 16-04-2014 - XIV Seminário Brasileiro de Transporte Rodoviário de Cargas. Dep. Mauro Lopes (PMDB-MG). Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Mauro Lopes (PMDB-MG), novo ministro da Aviação Civil

A comissão de ética do PMDB que vai analisar a permanência do deputado Mauro Lopes (MG) no partido após sua nomeação como ministro da SAC (Secretaria de Aviação Civil) foi instalada nesta sexta-feira (18).

Segundo o presidente do colegiado, deputado Eduardo Krause (RS), a relatora Rose Rainha (DF) deve analisar as 11 representações que pedem a saída de Lopes, o que, em seguida, será encaminhado à Executiva Nacional da sigla, a quem cabe a decisão final sobre a expulsão do novo ministro.

A posse do deputado licenciado nesta quinta-feira (17), na mesma cerimônia em que foi empossado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, foi marcada pela ausência de todos os parlamentares do PMDB. O próprio vice-presidente, Michel Temer, não compareceu e classificou a indicação de Lopes para o cargo como uma "afronta" a uma decisão anterior do partido.

No último sábado (12), na convenção nacional do PMDB, houve a aprovação de uma moção proibindo o ingresso de filiados ao governo até que a legenda deliberasse em definitivo sobre a pressão pela ruptura com o PT.

Lopes alega que negociou o cargo anteriormente e que, portanto, não violou nenhuma determinação.

Na comissão de ética do PMDB, a relatora vai apresentar um parecer pela expulsão ou não de Lopes, que em seguida terá 10 dias para apresentar defesa. Em seguida, o documento é submetido à votação dos demais conselheiros. A palavra final, contudo, é da direção do partido.

Uma reunião da Executiva Nacional, que deveria ocorrer só no próximo mês, foi antecipada para o dia 29.


Endereço da página:

Links no texto: