Folha de S. Paulo


Contra prisão, PT pressionou governo para Lula ser ministro, indica áudio

Ouça

Nova divulgação de gravação telefônica feita por investigadores da Lava Jato mostra que o presidente do PT, Rui Falcão, cobrou o então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, por uma reação do governo sobre o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo Ministério Público de São Paulo.

"Alguma iniciativa vocês precisam tomar. Porque tá na mão de uma juíza da quarta vara que não sabe quando toma a decisão", diz Rui Falcão em trecho do áudio.

Nesta sexta (18), após o áudio se tornar público, Jaques Wagner criticou a gravação pelas redes sociais.

"É imprescindível afirmar que a gravação foi baseada em um grampo ilegal, uma vez que nem o presidente do PT [Rui Falcão] e nem eu somos alvos de investigação", disse. "A divulgação deste diálogo caracteriza mais um claro desrespeito à Constituição e ao Estado de Direito Democrático. Vou solicitar investigação sobre a existência de grampos em telefones da Presidência da República", completou.

Pedro Ladeira - 29.dez.2015/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 29-12-2015, 12h00: O ministro chefe da casa civil Jaques Wagner durante entrevista exclusiva em seu gabinete, no Palácio do Planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***ESPECIAL*** ***EXCLUSIVO***
O ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner em seu gabinete

Na semana passada, os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo pediram a prisão preventiva do ex-presidente Lula junto com a denúncia que apresentaram sobre o tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), que teria sido preparado para a família do petista.

Os promotores alegaram que a prisão de Lula é necessária para garantir "a ordem pública, a instrução do processo e a aplicação da lei penal". Eles apontam que, em liberdade, Lula pode destruir provas e agir para evitar determinações da Justiça.

Na segunda (14), a juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, que estava incumbida de decidir sobre o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu transferir o caso ao juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, tocada por procuradores e pela Polícia Federal.

Na quarta (16), foi divulgada conversa telefônica entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, na qual ela diz que encaminhará a ele o "termo de posse" de ministro. A oposição acusa o governo de tentativa de livrar Lula do pedido de prisão.

*

LEIA O DIÁLOGO ENTRE RUI FALCÃO E JAQUES WAGNER

Rui: Oi, Jaques. O louco do Conserino aqui pediu a preventiva do Lula.

JW: É, eu vi porra.

Rui: Sim, e vocês vão deslocar alguém pra cá, como é que é?

JW: Deslocar em que sentido?

Rui: Não, acho que tem que vim alguém pra cá, porra, pra se mexer aqui também.

JW: Mas alguém quem? Só pra eu entender. Não, que eu não tô raciocinando...

Rui: Não tem ministro da Justiça, não tem..

JW: Não, tem ministro da Justiça. Ele tá no ministério. Ele tá no posto.

Rui: Alguma iniciativa vocês precisam tomar. Porque tá na mão de uma juíza da quarta vara que não sabe quando toma decisão, mas pode tomar decisão hoje. Nós...

JW: Ah, ele pediu a preventiva do cara em cima do que?

Rui: Não... não tem... em cima do tríplex, da denúncia, ele é louco. Os três promotores aqui, Jaques.

JW: Tá bom. Deixa eu fazer alguma coisa aqui.

Rui: É, porque eles podem, a juíza pode despachar agora, tá? Tem os advogados tá lá, "tamo" chamando deputado...

JW: Falou, ok.

Rui: A outra coisa é o seguinte: se nomear ele hoje, o que que acontece?

JW: Aí não sei, eu tô por fora.

Rui: Então, consulta isso também...

JW: Mas ele já decidiu?

Rui: Não, mas nós "tamo" todo mundo pressionou ele aqui. Fernando Haddad, todo movimento sindical, todo mundo.

JW: Tá bom.

Rui: Tá.

JW: Eu acho que tem que ficar cercado em torno do prédio dele e sair na porrada, Rui.

Rui: Tem nada.

JW: Não, tudo bem, ué? Mas tem que cercar tudo.

Rui: Não, eu sei, mas enquanto isso..

JW: Tudo bem, deixa eu falar aqui.

Rui: Alerta a presidente. Toma a decisão de estado-maior aí.

JW: Falou, ok..

Rui: E mantém a gente informado. Ele, tá?

JW: Tá bom.

*

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOTA DE JAQUES WAGNER

Considero muito estranha a divulgação de gravação de conversa privada que mantive com o Presidente do PT, Rui Falcão, e ainda mais a tentativa de gerar interpretação desvirtuada de minhas palavras e do diálogo mantido. Ao contrário do que dizem os que buscam distorcer o diálogo, jamais defendi ambiente de conflito e confronto social.

É imprescindível afirmar que a gravação foi baseada em um grampo ilegal, uma vez que nem o presidente do PT e nem eu somos alvos de investigação.

Vou solicitar investigação sobre a existência de grampos em telefones da Presidência da República, bem como sobre a autorização de divulgação de diálogos privados gravados de forma ilegal, um claro desrespeito à Constituição, às liberdades individuais e ao Estado de Direito Democrático.

Jaques Wagner

Ministro Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República


Endereço da página:

Links no texto: