Folha de S. Paulo


Protesto em Brasília reúne 8.000 em frente ao Congresso, diz polícia

O protesto em Brasília pedindo a saída da presidente Dilma Rousseff reuniu 8.000 manifestantes nesta quinta-feira (17), de acordo com estimativas da secretaria de segurança pública.

Com início por volta das 17h, o protesto começou em frente ao Palácio do Planalto e depois teve continuidade no gramado do Congresso Nacional, onde os manifestantes ficaram até por volta das 22h30.

Nesta quinta (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como ministro da Casa Civil do governo Dilma, nomeação suspensa pela Justiça.

Diego Padgurschi/Folhapress
BRASILIA, DF, 17-03-2016, Manifestantes contra o governo da presidenta Dilma, acendem velas em frente ao Palacio do Planalto em protesto contra a posse de Lula como ministro da Casa Civil. (Foto: Diego Padgurschi/Folhapress, PODER)
Manifestantes contrários ao governo Dilma acendem velas, em Brasília, contra a posse de Lula

Houve ao menos três detidos em tumultos com os policiais que faziam a segurança do Congresso e também três pessoas levemente feridas, mas socorridas no local.

Por volta de 20h30, um manifestante conseguiu furar a barreira policial e chegou ao espelho d'água do Congresso. Ele foi detido.

Como reação, a cavalaria invadiu o gramado e dispersou os manifestantes, iniciando um tumulto que durou cerca de 20 minutos. Foram usadas bombas de gás contra os manifestantes. Em resposta, as pessoas chamaram os policiais de "covardes". Após a confusão, os manifestantes voltaram para o centro do gramado.

Durante essa confusão, um homem entrou em convulsão e foi atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Um dos casos de feridos, segundo a Samu, foi uma mulher que se machucou com a explosão de um fogo de artifício. Ela teve queimaduras leves e ferimentos devidos aos estilhaços do artefato. Segundo familiares da vítima, que preferiram não identificá-la, ela estava pouco atrás do boneco Pixuleko e se feriu após um manifestante atirar um rojão em direção ao chão.


Endereço da página:

Links no texto: