Folha de S. Paulo


PF identifica objetos de Lula em sítio e não acha pertences dos donos

Na ação de busca e apreensão no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), a Polícia Federal encontrou objetos pessoais, roupas, bebidas e presentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não identificou pertences de Jonas Suassuna e Fernando Bittar, que são formalmente proprietários do imóvel.

Laudo produzido pela PF após as buscas da 24ª fase da Operação Lava Jato, que tinha Lula como alvo, afirma que, pela vistoria feita, o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia eram os principais usuários do sítio.

Em um anexo da casa principal, os peritos encontraram uma adega com centenas de garrafas de bebidas. Na suíte da casa principal, foram achadas camisas de futebol de Lula recebidas de presente.

Também foram encontrados frascos de cosméticos e medicamentos com o nome de Marisa Letícia.

A PF também achou um cartão de boas festas enviado pelo empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, que é suspeita de bancar parte das benfeitorias do imóvel junto com a Odebrecht e o pecuarista José Carlos Bumlai.

Para os peritos, pelo menos "uma parte" da mudança do ex-presidente foi enviada para o local. Em uma lista com as caixas que estão no sítio, há um item que diz "brindes campanha Lula".

Fazem parte da propriedade também um alojamento de seguranças, a casa de um caseiro, um depósito e uma casa de barco.

No local, foi encontrado um barco com a inscrição "Lula & Marisa".

As outras duas casas do sítio tinham "reduzido número de itens de conforto", o que, para a PF, indica que eram usadas apenas como quarto de hóspedes.

Lula sustenta que não é dono do local e que apenas frequenta uma propriedade de amigos em dias de descanso. À PF ele disse que não queria dar detalhes do assunto porque não gostaria de falar de algo que não é seu.


Endereço da página:

Links no texto: