Folha de S. Paulo


PT, em Ribeirão Preto, e PSDB, em São Bernardo do Campo, sofrem ataques

Cinco explosivos, aparentemente morteiros, foram atirados na sede do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Ribeirão Preto, no bairro Jardim Sumaré, centro da cidade, por volta das 14h desta quinta-feira (17). Houve pequenos danos materiais, mas ninguém ficou ferido.

Os funcionários não viram os responsáveis pelo ataque, que fugiram antes dos morteiros explodirem. O material, segundo esses mesmos funcionários, foram lançados de um carro.

As explosões simultâneas deixaram os três funcionários que estavam no local "em estado de choque", segundo o ex-vereador e membro do diretório José Alfredo Carvalho.

"Nunca ocorreu nada parecido na história do PT de Ribeirão. Nossa militância não foi treinada para guerrilha, mas sim para debater ideias e projetos", afirma.

Segundo Carvalho, não houve registros de ocorrências similares em outros municípios, nem protestos perto do local nesta manhã.

Ontem à noite, manifestantes fizeram protestos a cerca de três quilômetros da sede do diretório do PT da cidade.

Os membros do diretório de Ribeirão afirmam que fizeram boletim de ocorrência e estão denunciando o ataque para todos os diretórios, deputados de assembleias legislativas e a bancada de deputados federais do PT.

Já em Cuiabá, a sede do diretório municipal do PT, no bairro da Lixeira, amanheceu pichada com tinta verde e amarela.

No ano passado, houve ataques com bombas nas sedes dos diretórios do PT de São Paulo e de Jundiaí, e no edifício do Instituto Lula, em São Paulo.

PSDB

A sede do PSDB em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, foi pichada na madrugada desta quinta com frases "Não vai ter golpe" e "Dilma 13". O diretório tucano fica a menos de 500 metros do apartamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente estadual do partido em São Paulo, deputado Pedro Tobias, classificou a pichação como um "ato de vandalismo injustificável" e que "mostra a face intolerante e ditatorial de um segmento".

"O PSDB nasceu com o objetivo maior de defender a democracia não apenas como uma ideia abstrata ou uma palavra de discurso, mas como valor maior de uma sociedade livre. Ações assim não nos intimidam, ao contrário, nos dão ainda mais animo e força para lutar por mudanças em nosso país", afirmou ele por meio de nota.

O deputado Orlando Morando, pré-candidato do PSDB a prefeito de São Bernardo, disse, também por nota, que "o PSDB é o partido que representa a democracia". "Golpe nunca fez e nunca fará parte do pensamento do nosso partido."

Divulgação
Sede do PSDB de SBC é pichada nesta madrugada. Na manhã desta quinta-feira (17/03), quando funcionários chegaram na sede do PSDB de São Bernardo, identificaram que o local foi pichado com palavras que insinuavam golpe, em ato de desespero de pessoas desconhecidas.
Sede do PSDB em São Bernardo do Campo é pichada

Endereço da página: