Folha de S. Paulo


Em grampo, Lula reclama a ministro da Fazenda sobre investigação da Receita

O ex-presidente Lula pediu ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que acompanhasse a atuação dos servidores da Receita Federal na busca e apreensão em seus endereços, realizada na última fase da Operação Lava Jato.

O pedido foi feito em uma conversa telefônica entre ambos no dia da operação, em 7 de março, que consta em uma transcrição da Polícia Federal anexada aos autos da quebra de sigilo telefônico.

"Ô Nelson, te falar uma coisa por telefone, isso daqui. O importante é que a Polícia Federal esteja gravando. É preciso acompanhar o que a Receita tá fazendo junto com a Polícia Federal, bicho!", disse Lula.

Barbosa respondeu: "Não, é... (Gagueja) Eles fazem parte".

Lula rebate: "É, mas você precisa se inteirar do que eles estão fazendo no instituto. Se eles fizessem isso com meia dúzia de grandes empresas, resolvia o problema de arrecadação do Estado".

O ex-presidente ainda diz que "eles estão sendo filho da puta demais [sic]" e que estavam "procurando pelo em ovo".

Lula inclusive sugere que Nelson Barbosa reclamasse com os servidores sobre a ação.

"Era preciso você chamar o responsável e falar 'que porra é essa?'", sugeriu o petista.

OUTRO LADO

Em nota, o Ministério da Fazenda informou que "não recebeu manifestação formal do Instituto Lula, mencionada na gravação, a respeito da atuação da Receita Federal".

"O Ministério da Fazenda e a Receita Federal dispõem de instrumentos institucionais que podem ser acionados por qualquer contribuinte para apurar eventuais excessos ou desvios de conduta de seus servidores", conclui o texto.

O Sindifisco (Sindicato dos Auditores da Receita Federal) divulgou nota dizendo que os auditores "agem institucionalmente, investigando o que precisa ser investigado, sem perseguir ou beneficiar quem quer que seja".

*

Leia transcrição do trecho:

Lula: Ô, Nelson, te falar uma coisa por telefone, isso daqui. O importante é que a Polícia Federal esteja gravando. É preciso acompanhar o que a Receita tá fazendo junto com a Polícia Federal, bicho!

Nelson Barbosa: Não, é... [Gagueja] Eles fazem parte.

Lula: é, mas você precisa se inteirar do que eles estão fazendo no instituto. Se eles fizessem isso com meia dúzia de grandes empresas, resolvia o problema de arrecadação do Estado.

Nelson Barbosa: "Uhumm", sei.

Lula: Sabe? eu acho que eles estão sendo filho da puta demais.

Nelson Barbosa: Tá.

Lula: Tão procurando pelo em ovo. Eu acho... Eu vou pedir pro Paulo Okamotto botar tudo no papel, porque era preciso você chamar o responsável e falar "que porra que é essa?"


Endereço da página: