Folha de S. Paulo


Aliado de Temer diz que decisão de nomear Lula 'não foi inteligente'

Ernesto Rodrigues - 13.out.2105/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff e Lula, novo ministro da Casa Civil
A presidente Dilma Rousseff e Lula, novo ministro da Casa Civil

Um dos principais aliados do vice-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco (PMDB) afirma que a decisão de nomear Luiz Inácio Lula da Silva ministro da Casa Civil "não foi inteligente" e arremata: "tirou os protestos das ruas e levou para a porta do Palácio do Planalto".

Para Moreira, a iniciativa afronta os movimentos que pediram a queda da presidente Dilma Rousseff. "As manifestações tinham um foco muito claro: 'Fora, Dilma', 'fora, Lula' e 'viva Moro'. Foram muito claras e expressivas em todas as capitais", afirmou.

A fala de Moreira é a mais incisiva de um dirigente peemedebista sobre a ida de Lula para o ministério de Dilma. "O 'viva Moro' agora está na frente do Planalto", concluiu.

Nesta quarta (16), após sua nomeação, Lula telefonou para Temer e para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e pediu a ambos para agendarem uma conversa sobre a crise que abala o governo Dilma Rousseff.

O contato com os caciques do PMDB marca a primeira tentativa oficial de Lula de reverter a tendência de afaste no do partido da presidente Dilma, que se acentuou nos últimos dias.

Nos bastidores, integrantes da cúpula peemedebista avaliam que Lula dá "folego" ao governo num primeiro momento, mas que sua chegada não é suficiente para sufocar de imediato a crise.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse a aliados que não foi alvo da mesma iniciativa. Ele é hoje um dos maiores antagonistas de Dilma no cenário político.


Endereço da página:

Links no texto: