Folha de S. Paulo


Ato em SP atrai 500 mil, supera Diretas-Já e impulsiona impeachment

O protesto na avenida Paulista pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi o maior ato político já registrado pelo Datafolha, superando inclusive o famoso comício pelas Diretas-Já no vale do Anhangabaú, em 16 de abril de 1984.

Segundo medição do instituto, participaram cerca de 500 mil pessoas na avenida e suas adjacências, mais do que o dobro do maior ato anterior contra Dilma, de março do ano passado, que reuniu 210 mil manifestantes. No meio da tarde, a Polícia Militar viu-se obrigada a limitar o acesso à região.

A PM estimou em 1,4 milhão os participantes, mesmo número divulgado pelo Movimento Brasil Livre, um dos organizadores do ato. Nas demais capitais, houve 1,1 milhão de manifestantes somados, segundo estimativas das polícias locais. Ao todo, concentrações foram registradas em pelo menos 121 cidades.

Houve também alguns atos isolados em defesa do PT e do governo. Excetuando-se confrontos pontuais, os protestos foram de forma geral pacíficos.

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, foi saudado como herói em praticamente todos os locais. Em nota, agradeceu dizendo ter ficado "tocado" pelas homenagens.

Houve também críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de ação da Polícia Federal no último dia 4. Referências aos pedalinhos do sítio que ele frequenta em Atibaia (SP) e a jararacas, animal com o qual se comparou no dia em que sofreu condução coercitiva, foram constantes.

Em São Paulo, as principais lideranças da oposição, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Geraldo Alckmin foram à Paulista pela primeira vez, mas acabaram sendo recebidos com hostilidade por alguns dos presentes.

O governo avaliou que os protestos mudam a crise de patamar e dão impulso à tramitação do pedido de impeachment no Congresso. Nesta semana, o Supremo deve dar a palavra final sobre a forma como deve ser composta a comissão especial na Câmara dos Deputados que dará prosseguimento ao processo.


Endereço da página:

Links no texto: