Folha de S. Paulo


Para Dilma, liberdade de manifestação deve ser respeitada

O governo da presidente Dilma Rousseff afirmou neste domingo (13) que a liberdade de manifestação deve ser "respeitada" no país e elogiou o "caráter pacífico" dos protestos que pediram o impeachment da petista.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ressaltou que a ausência de confrontos violentos nos protestos contra o governo federal demonstra a "maturidade" do país.

"A liberdade de manifestação é própria das democracias e por todos deve ser respeitada. O caráter pacífico das manifestações ocorridas no dia de hoje demonstra a maturidade de um país que sabe conviver com opiniões divergentes e sabe garantir o respeito às suas leis e às instituições", ressaltou.

A posição oficial foi divulgada após reunião de emergência convocada pela presidente com sua equipe ministerial no Palácio do Alvorada.

O governo federal ficou surpreso com a mobilização dos protestos no país. A expectativa na manhã deste domingo (13) é de que na Avenida Paulista, por exemplo, o público seria semelhante ao de março do ano passado, de 210 mil pessoas, segundo o Datafolha.

O instituto de pesquisa mostrou, no entanto, que protestaram na capital paulista cerca de 500 mil pessoas, o maior ato político registrado em São Paulo, superando as Diretas Já, em 1984.


Endereço da página:

Links no texto: