Folha de S. Paulo


Lula recebe apoio e conversa com manifestantes em frente a seu prédio

Sindicalistas, parlamentares petistas e representantes de movimentos sociais fizeram neste domingo um ato em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os apoiadores de Lula se reuniram diante do apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, das 9h às 13h.

Vestido de vermelho, Lula acenou de sua sacada e chegou a sair para cumprimentar o grupo, que levava cartazes com dizeres como "Chega de antipetismo" e "Lula, o melhor presidente do Brasil". Ele foi aplaudido e tirou fotos com os manifestantes. Não falou à imprensa

Membros da UJS (União da Juventude Socialista), que participavam do ato, carregavam uma grande faixa com o escrito "#nãovaitergolpe".

Manifestações a favor do governo federal também ocorreram em outras cidades, apesar do apelo de militantes para que os atos inicialmente marcados para este domingo (13) fossem adiados para evitar confrontos com os grupos pró-impeachment que protestam pelo país.

Em Porto Alegre, movimentos sociais se reuniram no parque Redenção para fazer um churrasco de coxinha, batizado de "coxinhaço", como contraponto aos chamados "coxinhas", que pedem a saída da presidente Dilma.

Foram assados mais de 100 kg de coxa de galinha —cada coxinha foi vendida por R$ 2, acompanhada de pão. Alguns moradores de rua entraram na fila constante, com média de 80 pessoas, e ganharam o alimento de graça. Esta já é a quarta edição desse tipo de protesto desde o ano passado.

A organização do evento estima na participação de mil pessoas. A Brigada Militar, a PM gaúcha, ainda não divulgou números.

"Lutamos contra o golpe e pela democracia", diz Cláudio Knierim, 54, do grupo tradicionalista Piquete Estrela Gaudéria, ligado ao PT.

Camisetas vermelhas com os dizeres "a jararaca está viva", uma referência à declaração de Lula após sua condução coercitiva, no último dia 4 de março, eram uma das mais usadas. A aposentada Clara Aparecida, 54, usava uma camiseta do mesmo modelo. Nas costas, os dizeres: "Mexeu com Lula, mexeu comigo".

"Foi muito errado, uma ofensa. Ele foi preso sem ser condenado. Por isso protesto pelo nosso direito de ir e vir, pela democracia", disse a mulher. Também foram vistas faixas e camisetas de "Fora Cunha".

Uma banda nativista (ritmo típico gaúcho) tocou no carro de som para animar os participantes até o início das falas dos movimentos como CUT e CTB. Os ex-governadores petistas Olívio Dutra e Tarso Genro confirmaram participação no palanque. O evento da Frente Popular do Brasil será encerrado com um show do cantor Nei Lisboa.

Em Fortaleza, o ato de apoio ao ex-presidente distribuiu panfletos e bandeiras e colou adesivos em veículos.

No Rio, onde ocorria o protesto contra o governo, um avião de pequeno porte que carregava uma faixa com a mensagem "Não vai ter golpe" provocou vaias dos presentes. O texto era assinado pela Frente Brasil Popular.


Endereço da página:

Links no texto: