Folha de S. Paulo


PM invade ato em apoio ao ex-presidente Lula, acusam movimentos

Divulgação
Policiais em frente a sede de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde ocorria o ato
Policiais em frente a sede de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde ocorria o ato

Integrantes de movimentos sociais e do PT acusam a Polícia Militar de invadir uma plenária em apoio ao ex-presidente Lula que ocorria na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Diadema, em São Paulo, na noite desta sexta-feira (11).

De acordo com o deputado estadual Luiz Fernando (PT), dois policiais armados invadiram o local durante o ato, enquanto outros policiais e viaturas esperavam do lado de fora do prédio.

"Teve um grande tumulto. Eles não tinham mandado e também não souberam explicar os motivos de estarem lá. Foi claramente um ato de tentar intimar a militância", afirmou.

Cerca de 2 mil pessoas se reuniam em um ato de solidariedade ao ex-prefeito de Diadema, José Filippi Júnior, e a Lula, ambos conduzidos a prestar depoimentos na semana passada, durante a 24ª fase da Operação Lava Jato.

Além de Fernando, os deputados estaduais Luiz Turco e Teonillo Barba e o federal Vicentinho, todos do PT, também estavam na plenária.

OUTRO LADO

Em nota, a PM afirmou que foi informada de que haveria uma passeata em ruas públicas, cuja saída seria do sindicato.

"A Polícia Militar repudia a errada conotação política que alguns militantes políticos pretenderam dar a uma normal situação e esclarece que não houve qualquer tipo de invasão ou intimidação a sindicalistas", afirmou.

Segundo a nota, uma viatura foi ao local para saber qual seria o trajeto e, ao tentar falar com os responsáveis, os policiais foram hostilizados.

Ainda segundo a PM, "para evitar qualquer tumulto", os policiais foram orientados a ir até uma sala reservada para aguardar a Força Tática, que se dirigiu ao local.


Endereço da página:

Links no texto: