Folha de S. Paulo


Mesmo com apelo, algumas capitais mantêm atos pró-PT no domingo

Apesar do apelo de grupos em defesa de Lula para que atos em apoio ao ex-presidente sejam adiados, foram mantidas em algumas capitais as manifestação para este domingo (13), mesma data em que haverá protesto contra o governo federal pelo país.

Como a Folha publicou, por questão de segurança a Juventude do PT, a UNE (União Nacional dos Estudantes) e outros movimentos sociais decidiram adiar o ato cultural que havia sido marcado na praça Roosevelt, região central de São Paulo. O evento foi adiado para o domingo seguinte (20).

Os protestos em defesa do PT e do ex-presidente serão mantidos em Porto Alegre, Vitória, Recife e Fortaleza. Em outras cidades, como Curitiba, circularam notícias não confirmadas sobre atos semelhantes.

Em Porto Alegre, a Frente Brasil Popular, com apoio do PT gaúcho, programou ato a partir das 12h, com maior concentração às 14h. Haverá um almoço chamado de "coxinhaço", com coxas de galinha, no parque Farroupilha, conhecido como parque da Redenção.

Segundo o presidente do PT no Estado, Ary Vanazzi, a decisão foi tomada para que o movimento anti-PT não seja a única voz nas ruas no domingo.

O melhor dia para fazer o ato, segundo Vanazzi, "é justamente quando se confrontam as ideias, que será quando o setor conservador vai sair às ruas a favor do impeachment, que nós chamamos de golpe".

"Não vamos deixar a burguesia falar sozinha na TV. Eles [TV] vão ter que mostrar o nosso ato também", afirmou.

Para o presidente estadual do PT, manter manifestação na mesma data não traz risco à segurança, porque os dois atos ocorrerão em parques distantes entre si, sem previsão de passeata.

Os dois locais, porém, distam apenas dois quilômetros. O protesto organizado pelo "Vem Pra Rua Porto Alegre" está previsto para as 15h, no parque Moinhos de Vento, o Parcão. Na página do grupo, inclusive, há frases de participantes dizendo que o ato anti-PT seria no Redenção, e não no Parcão.

Em Curitiba, a notícia de um suposto protesto pró-Lula da CUT Paraná não passou de um boato, segundo a entidade. "Aqui no Paraná a CUT não orientou os movimentos a fazer atos no domingo, nunca cogitamos isso", disse Regina Perpétua Cruz, presidente da CUT no Estado.

O ato a favor do governo federal e do PT, com participação da entidade, está marcado para o dia 18, às 18h, na praça Santos Azevedo.

Já para o protesto contra o governo, neste domingo (13), às 14h, no mesmo local, a mobilização é feita por redes sociais. Na página do Facebook criada pelo grupo "Vem pra rua Curitiba", até a tarde desta sexta-feira (11) havia 16 mil pessoas afirmando que compareceriam ao ato.


Endereço da página: