Folha de S. Paulo


Em jantar com Dilma, Lula rechaça possibilidade de assumir ministério

Em jantar no Palácio do Alvorada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rechaçou na noite da terça-feira (8) a possibilidade de assumir um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.

O tema foi abordado rapidamente durante o encontro, mas, antes mesmo que chegasse a ser feito um convite, o petista fez questão de negar a intenção.

A avaliação de aliados e auxiliares do petista é de que aceitar assumir uma pasta neste momento poderia ser interpretado como uma "confissão de culpa", como se ele quisesse escapar do juiz Sergio Moro.

Na semana passada, o magistrado autorizou busca e apreensão no Instituto Lula e nos endereços do petista e de seu filho, Fabio Luiz Lula da Silva.

Como antecipou o Painel, a presidente aceitou oferecer um ministério a seu antecessor para evitar que ele possa ser preso no rastro da Operação Lava Jato.

A ideia seria oferecer ao petista o comando do Ministério da Comunicação, atualmente sob o comando de André Figueiredo, ex-líder do PDT na Câmara dos Deputados.

O jantar teve as participações do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e dos ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

No encontro, segundo relatos de presentes, o petista voltou a criticar o que chamou de excessos da Polícia Federal e defendeu que o governo federal reaja ao cerco que tem sofrido pela Operação Lava Jato.


Endereço da página:

Links no texto: