Folha de S. Paulo


Manifestantes pró-Lula interrompem homenagem à mãe de Moro

Marquinhos Oliveira/Câmara Municipal de Maringá
Crédito: Marquinhos Oliveira/Câmara Municipal de MaringáLegenda: Odete Moro, mãe do juiz Sergio Moro, é homenageada durante evento na Câmara de Maringá
Odete Moro, mãe do juiz Sergio Moro, é homenageada durante evento na Câmara de Maringá (PR)

Com palavras de ordem em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT, militantes de centrais sindicais interromperam, na noite desta terça-feira (8), a sessão solene da Câmara Municipal de Maringá (a 426 km de Curitiba), na região norte do Paraná, no momento em que Odete Moro, mãe do juiz responsável pela Operação Lava Jato, era homenageada.

Com punhos levantados, cerca de 30 manifestantes gritavam "Lula, guerreiro do povo brasileiro" e "partido...é dos trabalhadores". Alguns chegaram a vaiá-la.

O ato foi um dos registrados nesta terça. Em Goiás, integrantes do MST (Movimento sem Terra) invadiram o prédio da afiliada da Rede Globo e, no ES, manifestantes ocuparam a sede do governo daquele Estado, o Palácio Anchieta, no centro de Vitória.

Mãe do juiz Sergio Moro e moradora de Maringá, Odete foi uma das homenageadas pelos vereadores da cidade no Dia Internacional da Mulher.

A manifestação foi sufocada por uma salva de palmas contínua, direcionadas à mãe de Moro, de outras pessoas que acompanhavam a sessão. A galeria da Câmara Municipal de Maringá comporta 300 pessoas e o local estava lotado.

Com acirramento dos ânimos, entre os grupos pró e contra Lula, o presidente do Legislativo, Chico Caiana (PTB), pediu calma aos presentes e que as manifestações contrárias fossem interrompidas, alegando que a data era destinada a homenagear as mulheres.

Para isso, cada um dos 15 vereadores poderia escolher uma homenageada. Ulisses Maia (PDT) indicou o nome de Odete Moro, 70, professora estadual aposentada e que atua ativamente em grupos da Igreja Católica que desenvolvem trabalho social na cidade.

Os vereadores Humberto Henrique e Mário Verri, ambos do PT, indicaram duas sindicalistas que atuam na entidade que representa os servidores públicos municipais (o Sismmar) para homenagem: a diretora Zica França e a presidente do sindicato, Iraídes Baptistoni.

Segundo Henrique, a presença de petistas e sindicalistas na sessão foi motivada pela homenagem prestada a elas.

"As homenageadas na sessão não tiveram seus nomes revelados previamente e ninguém sabia que a mãe do juiz estaria lá. Foi apenas uma manifestação em um momento tão conturbado que estamos vivendo", disse o petista.

O vereador criticou Maia, autor do convite à mãe do juiz. "Ele a [Odete] usou em momento delicado e foi lamentável. Ele nem ao menos a conhece. Ele quis apenas obter dividendos políticos, pois é candidato a prefeito neste ano."

TRABALHO SOCIAL

Maia, por sua vez, disse que escolheu a homenageada embasado no trabalho que ela desenvolve no setor social e por sua atuação como mãe.

"O caráter do juiz Sergio Moro foi forjado por esta mulher", disse ele, que condenou a manifestação "dos petistas e membros da CUT no local errado". Para o vereador, a manifestação dos petistas destoou do clima de homenagem, "mas foi suplantada por centenas de pessoas que aplaudiram entusiasticamente a mãe do juiz".


Endereço da página:

Links no texto: