Folha de S. Paulo


Pezão escolhe filha do ministro Fux como nova desembargadora no Rio

Isaac Markman - 01.set.2008
Marianna Fux em evento na Academia de Letras Jurídicas, no Rio
Marianna Fux em evento na Academia de Letras Jurídicas, no Rio

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão escolheu, nesta segunda (7), a advogada Marianna Fux, 35, como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio. Marianna é filha do ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A decisão do governador aconteceu horas depois de Marianna ser a mais votada na sessão do Órgão Especial do TJ do Rio. Ela recebeu 125 votos dentre os 143 desembargadores presentes.

Na sessão, 180 magistrados teriam direito a votar em três de seis nomes da lista encaminhada pela seccional Rio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A Folha apurou que, em protesto pela presença de Marianna Fux na lista, 25 desembargadores deixaram de votar. A candidatura de Marianna foi contestada na seccional do Rio da OAB por ela não comprovar o exercício profissional nos anos de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2014.

Um dos itens do regulamento para concorrer à vaga de desembargador é que o candidato comprove dez anos ininterruptos de exercício da advocacia. Mesmo assim, o pedido de impugnação de sua candidatura foi derrubado na sessão da Ordem, em 25 de fevereiro passado.

Junto com o nome de Marianna, o governador recebeu ainda os nomes do advogado Genilton Castilho, que obteve 94 votos. Castilho é genro da desembargadora Regina Lucia do Passo.

Em uma segunda votação se chegou ao nome da advogada Katia Junqueira, diretora jurídica da CEG (Companhia Distribuidora de Gás do Rio). Junqueira obteve 120 votos.

A data da posse de Marianna Fux ainda não está marcada.


Endereço da página:

Links no texto: