Folha de S. Paulo


Empresa de investigado na Lava Jato assume teleférico do Alemão

Ruy Baron - 9.fev.09/Valor/Folhapress
O advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Aroldo Cedraz
O advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Aroldo Cedraz

A partir desta terça (8), o consórcio Rio Teleféricos, formado pelas empresas Providência Teleféricos e pela Hanover Administração de Bens, passa a operar o teleférico do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. A Hanover é presidida por Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Aroldo Cedraz.

O advogado Tiago Cedraz foi citado pelo dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, em sua delação, que consta da Operação Lava Jato. Pessoa contou que Tiago Cedraz recebeu R$ 50 mil mensais para repassar informações do TCU e R$ 1 milhão para favorecer a UTC em processo sobre a construção da usina Angra 3.

Uma busca e apreensão chegou a ser feita no escritório de Tiago Cedraz, em 14 de julho de 2015. Na ocasião, o advogado negou as acusações e disse que a ação violou o Estatuto da Advocacia, o que asseguraria a inviolabilidade do escritório do advogado e a materiais que não tenham relação com as suspeitas que recaiam contra o advogado.

As construtoras Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia contrataram a empresa de Tiago Cedraz para administrar o Teleférico do Morro da Providência, na região central da cidade. Todas as três empreiteiras são investigadas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

A decisão aconteceu na semana passada. O contrato de administração do teleférico do Alemão será de 36 meses.

A contratação da Rio Teleféricos para administrar o teleférico do Alemão foi feito através de uma licitação, que acabou embargada, em janeiro, na 15ª Vara de Fazenda Pública do Rio. A paralisação do processo aconteceu por um pedido feito pela MPE Engenharia e Serviços S/A.

A MPE foi eliminada da disputa por irregularidades na documentação e recorreu. Após análise da Justiça, a liminar foi cancelada e a Rio Teleféricos oficializada para a execução do serviço.

Procurado, Tiago Cedraz não foi encontrado para comentar o assunto.


Endereço da página:

Links no texto: