Folha de S. Paulo


Após tentativa frustrada, Cunha é notificado sobre processo de cassação

Ranier Bragon - 3.mar.16/Folhapress
Eduardo Cunha preside sessão
Eduardo Cunha preside sessão na Câmara para tentar evitar votação do seu processo de cassação

Após uma tentativa frustrada semana passada, o Conselho de Ética da Câmara conseguiu notificar na tarde desta segunda-feira (7) o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a respeito da continuidade do seu processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.

Começa, a partir de terça (8), a contar o prazo de 10 dias úteis para que o peemedebista apresente sua defesa formal.

Entre idas e vindas, o Conselho aprovou na madrugada da última quinta (3) o parecer preliminar que dá continuidade ao processo de Cunha no Conselho. Essa votação tem como principal consequência levar o caso, independente do resultado no colegiado, ao plenário da Casa.

Era justamente o que temia Cunha e seus aliados, uma vez que, com a imagem cada vez mais desgastada –o peemedebista foi tornado réu pelo Supremo Tribunal Federal na última semana e recebeu vários pedidos públicos de afastamento, inclusive de antigos aliados–, o presidente da Casa tem menos controle sobre seus pares no plenário do que no Conselho.

Na quinta (3), um dia após a votação, uma funcionária do Conselho esteve no gabinete de Cunha numa primeira tentativa de notificá-lo. Contudo, encontrou a porta do gabinete fechada. O peemedebista alegou estar em reunião e não ter obrigação de estar à disposição do colegiado para receber a documentação.

Essa não é a primeira vez que o Conselho tem dificuldade de notificar Cunha. Em dezembro, quando o parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO) foi aprovado pela primeira vez, o peemedebista adiou a entrega do documento por duas vezes, alegando compromissos.


Endereço da página:

Links no texto: