Folha de S. Paulo


Manifestantes ligados ao PT protestam contra a Rede Globo no Rio

Cerca de 150 pessoas realizaram neste domingo (6) um protesto em frente à sede da Rede Globo, no Jardim Botânico, zona sul do Rio.

Os participantes criticaram a cobertura jornalística da emissora e defenderam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota, a Globo classificou o ato como uma "tentativa de intimidação ao trabalho da imprensa" (leia a íntegra abaixo).

O protesto teve a presença do presidente estadual do PT, Washington Quaquá, e de Lurian Cordeiro da Silva, filha do ex-presidente. Também havia bandeiras do PC do B, da UNE e de centrais sindicais.

O presidente do PT fluminense acusou a Globo de perseguir Lula e criticou a condução coercitiva do ex-presidente para prestar depoimento na última sexta-feira (4).

"Acho que a Globo e setores do Judiciário cometeram um erro político ao fazerem o sequestro do Lula. Eles mexeram com o maior patrimônio brasileiro", disse Quaquá.

O dirigente defendeu a regulação dos meios de comunicação e criticou o juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato em Curitiba.

Militantes hostilizaram funcionários da Globo e chegaram a jogar ovos e pedras na sede da emissora. Os coordenadores do ato pediram que eles parassem.

De acordo com a Polícia Militar, que acompanhou o protesto, não houve registro de violência e ninguém foi detido.

O estudante de sociologia Fernando Ricardo, 23, prometeu novos protestos no próximo domingo (13), quando haverá atos em todo o país contra o governo Dilma Rousseff.

"Amanhã teremos uma reunião no partido para definir novas ações. Vamos para a rua inclusive no dia 13, em Copacabana. Quero ver quem vai nos impedir. Não vai ter golpe", disse.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA REDE GLOBO:

A TV Globo avalia que a manifestação de hoje da CUT e do PT, reunindo em frente à sede da emissora algumas dezenas de militantes trazidos por ônibus alugados, é uma tentativa de intimidação ao trabalho da imprensa. O jornalismo tem por missão cobrir os fatos, todos os fatos, com isenção e profissionalismo, e é o que a TV Globo vem fazendo, razão pela qual não pode compreender a manifestação de forma diferente. Toda intimidação ao trabalho da imprensa é uma tentativa de censura, uma afronta aos princípios constitucionais. A TV Globo continuará fazendo o seu trabalho como sempre fez, com alto nível de profissionalismo. A emissora se solidariza com seus profissionais pelo constrangimento por que passaram. A manifestação aconteceu às portas da TV Globo, mas tem o objetivo de intimidar, pelo exemplo, a todos os veículos que, como ela, fazem jornalismo isento e profissional.


Endereço da página:

Links no texto: