Folha de S. Paulo


Instituto Lula diz que palestras foram realizadas e rebate outras acusações

Diego Padgurschi/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL - 05-03-2016: Grafite cobre pixacao feita na madrugada no portao do Instituto Lula em SP. (Diego Padgurschi /Folhapress - PODER) *** EXCLUSIVO ***
Grafite feito neste sábado (5) cobre pichação na porta do Instituto Lula

O Instituto Lula, que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, rebateu, em nota enviada à Folha, as principais suspeitas divulgadas pela Operação Lava Jato.

Contra a acusação de que a LILS, empresa de palestras de Lula, recebeu pagamentos de empreiteiras sem prestar serviço, o instituto afirmou que elas foram realizadas, os valores, declarados, e os impostos, pagos.

A Lava Jato aponta como suspeita, por exemplo, uma palestra em Santiago (Chile) marcada para 27 de novembro de 2013, que custou US$ 200 mil à OAS. E-mails de executivos da empreiteira indicam que o arquivo do contrato foi criado em 7 de janeiro de 2014 –posteriormente ao evento, portanto.

O Instituto Lula enviou à Folha o link de um site chileno que informa que, na semana de 27 de novembro de 2013, o petista reuniu-se com empresários locais para tratar do setor elétrico.

Ainda sobre as palestras, o instituto destacou que a LILS foi contratada por 40 empresas do Brasil e do exterior, e não apenas pelas investigadas na Operação Lava Jato.

Do mesmo modo, a nota sustenta que as doações de empresas ao Instituto Lula –também colocadas em dúvida pela Lava Jato– servem para a manutenção das atividades da própria entidade. "O instituto não transfere recursos ao ex-presidente", declara a nota.

A respeito da acusação de que a empreiteira OAS pagou, quando Lula deixou Brasília, R$ 1,3 milhão à empresa Granero para a "armazenagem de bens do ex-presidente", o instituto afirmou que não se tratavam de "objetos pessoais", mas do acervo presidencial do petista, que, por lei, deve ser cuidado por ele.

Disse ainda que a mudança do Palácio do Alvorada, "como ocorre com todos os ex-presidentes, foi providenciada pela Presidência da República", e não por empresa privada.

A Granero, porém, afirmou que foi contratada pela OAS para guardar parte do acervo do ex-presidente.

SÍTIO E TRÍPLEX

"É de pleno conhecimento, não só dos investigadores da Lava Jato, mas da imprensa e da sociedade, que nem o apartamento do Condomínio Solaris [em Guarujá] nem o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, pertencem ou pertenceram, direta ou veladamente, ao ex-presidente Lula. A persistência nessa tese, desmontada pelos documentos e pelos fatos, é um atestado da parcialidade que orienta a investigação", afirmou o instituto.

No entanto, a nota não menciona as melhorias no sítio bancadas por OAS, Odebrecht e José Carlos Bumlai, todos sob investigação.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: