Folha de S. Paulo


Nova fase da Lava Jato foca pessoas diretamente ligadas a Lula

A nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira (4), foca investigados ligados diretamente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a seus familiares.

A Folha teve acesso a lista de investigados da 24ª fase da Lava Jato. Além de Lula, de sua mulher Marisa Letícia e de seus filhos Sandro Luis, Fabio Luis, Marcos Claudio e Luis Claudio e noras, a operação teve outros alvos ligados ao petista.

Entre eles estão o diretor-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto, a diretora Clara Ant, que foi assessora especial de Lula quando ele foi presidente, e José de Filippi Jr, que foi secretario de saúde do prefeito Fernando Haddad (PT).

Também estão na lista Léo Pinheiro, amigo pessoal de Lula e sócio da OAS, empreiteira que é investigada tanto no caso do tríplex em Guarujá (SP) quanto do sítio em Atibaia (SP) que tiveram despesas pagas pelas empresa, além dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar, dono formais do sítio e sócios do Fábio Luís, filho do ex-presidente.

Na manhã desta sexta (4), o ex-presidente Lula foi levado ao aeroporto de Congonhas, onde prestou depoimento à Polícia Federal.

Empresas de Fernando Bittar e Jonas Suassuna, donos do sítio de Atibaia no papel, também estão sendo investigadas. Entre elas está a Editora Gol, um dos maiores fornecedores do livros didáticos do Brasil, que pertence a Suassuna, e a BR4 Participações, em que Suassuna é sócio do Fábio Luís, o Lulinha.

Também são investigadas empresas de Bittar, como a Coskin e a M7, além da Gamecorp, empresa que também tem em sociedade com Lulinha.

Essa fase da operação, batizada de Aletheia, apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá.

ALETHEIA

Aletheia é uma palavra grega que significa "verdade" e, também, "realidade", "não-oculto", "revelado", entre outras asserções. Na filosofia, notadamente nos escritos do alemão Martin Heidegger (1889-1976), o sentido original de "revelação" é recuperado: para o pensador, aletheia é a verdade objetiva, desvelada, contrapondo-se à verdade descrita convencional.

O termo é comumente usado na psicologia também, quando se trata da busca por uma verdade além das aparências. Heidegger, um dos mais influentes filósofos do século 20, teve a reputação tisnada por colaborar com o nazismo, mas sua obra permaneceu.

DELCÍDIO

A ação é realizada um dia após ser revelado um acordo de delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). O parlamentar revelou que Lula mandou comprar o silêncio de Nestor Cerveró e de outras testemunhas.

Detalhes do acordo foram veiculados pelo site da revista "IstoÉ", que publicou reportagem com trechos dos termos de delação. A informação de que Delcídio fechou acordo de delação premiada foi confirmada à Folha por pessoas próximas às investigações da Lava Jato.

O senador também diz que Dilma Rousseff usou sua influência para evitar a punição de empreiteiros, ao nomear o ministro Marcelo Navarro para o STJ. O ministro Teori Zavascki, do STF, decidirá se homologa ou não a delação.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: