Folha de S. Paulo


Pedalinhos de sítio de Atibaia foram comprados por assessor de Lula

Dois pedalinhos que permanecem em um lago no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), foram comprados por um militar destacado como assessor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nota fiscal da compra, feita em 2013, mostra o endereço do sítio como local de entrega e o subtenente Edson Antonio Moura Pinto como comprador.

O caso foi revelado pelo site "O Antagonista", que ouviu o proprietário da empresa que vendeu os equipamentos. José Reinaldo Ferreira da Silva, de São Lourenço (MG), disse que o militar encomendou os produtos e depositou 50% do pagamento para a fabricação e outros 50% na entrega.

Os pedalinhos no sítio estão cobertos com capas que estampam nomes de netos de Lula, Pedro e Arthur.

A propriedade em Atibaia é alvo de investigações do Ministério Público Federal, que apura o envolvimento das construtoras OAS e Odebrecht e do pecuarista José Carlos Bumlai com a reforma do local.

O objetivo da investigação é verificar se Lula foi beneficiado por empreiteiras. O sítio pertence a dois sócios de um dos filhos do ex-presidente.

Em seu site, o Instituto Lula afirmou que ex-presidentes têm direito a dois assessores pessoais e que o subtenente ocupa um desses cargos. "Ele pode fazer esse tipo de tarefa porque a lei estabelece que o papel dos funcionários é de segurança e apoio pessoal", disse o instituto.

A entidade afirmou ainda que "não faz sentido guardar pedalinhos ou canoas de alumínio em um apartamento".


Endereço da página:

Links no texto: