Folha de S. Paulo


Alckmin defende prévias no PSDB para disputa presidencial de 2018

Cotado como um dos possíveis candidatos do PSDB à Presidência da República em 2018, o governador Geraldo Alckmin defendeu que o partido realize prévias para definir quem será o candidato tucano na disputa presidencial.

"É possível, é necessário, é importante. É um modelo que a gente deve [adotar]", afirmou ele, depois de votar em uma escola no Morumbi nas prévias internas que definirão o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo. "Democracia começa dentro de casa, precisamos aprender a ouvir o partido. A política não é a paz do cemitério. É dinâmica, é fruto de debate. A sociedade ganha com isso."

Outros nomes do PSDB cotados para concorrer à Presidência em 2018 são os senadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP).

Questionado no diretório de Pinheiros, onde votou também nesta manhã, Serra afirmou à Folha que "não pensou sobre o assunto".

Acompanhado de João Doria, um dos pré-candidatos na corrida tucana, Alckmin declarou voto no empresário, afirmando que ele "está preparado" para ser o candidato do PSDB na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

"[Doria] traz inovação, agrega, o que e importante para ter alianças para a disputa, traz experiência do setor privado. Todo mundo critica o setor público, então vamos trazer experiências novas. A cidade de São Paulo está precisando dar um salto, dar uma acelerada em todos os sentidos", afirmou o governador em referência ao slogan da pré-campanha do empresário.

Mesmo diante de forte divisão interna do PSDB, com denúncias contra Doria por suposta compras e votos e cooptação de filiados, Alckmin afirmou que as prévias '"fortalecem o partido". "Permitem novas lideranças, oxigena o partido, tem debate, tem divergência. É muito positivo. Veja o modelo americano: se não existissem prévias, primárias, não existiria um estadista como Barack Obama", afirmou.

Alckmin disse ainda que o tucano que sair vencedor da disputa interna contará com seu "apoio integral" e "entusiasmo". Doria enfrenta o vereador Andrea Matarazzo e o deputado federal Ricardo Tripoli. A previsão do PSDB é que o resultado saia depois das 18h.

Tanto o entorno de Matarazzo, quanto o de Tripoli já deram sinais de quem não embarcarão na campanha de Doria caso ele seja o candidato do PSDB na eleição municipal deste ano.

Sobre Matarazzo e Tripoli já terem sinalizado que não lhe darão apoio em caso de vitória, Doria afirmou que "o tempo ajuda a curar as feridas" e voltou a dizer que o adversário do PSDB é o PT. "Nosso grande adversário não está dentro do PSDB, está fora do PSDB. É o PT."

CANELADAS

Embora estivesse previsto que Alckmin também acompanhasse a votação de João Doria, o empresário não teve a companhia do governador no diretório de Pinheiros. Depois de votar, Doria classificou a disputa interna como "normal", mesmo com a intensa troca de acusações entre os pré-candidatos.

"É como um jogo de futebol, que é sempre muito disputado. Vez ou outro tem canelada aqui e acolá. Mas, ao final do jogo, estão todos reconhecendo o valor da disputa, de quem ganhou e de quem perdeu. Isso faz parte do processo democrático", disse.

Acusado pelos adversários de comprar e cooptar filiados em busca de votos, Doria disse quem deve apurar as supostas denúncias é o Conselho de Ética do partido. Segundo ele, as prévias permitem ao partido o exercício da democracia. "Ao invés de se ter 27 caciques discutindo quem deve ou quem não deve ser o candidato a prefeito, temos 27 mil filiados do PSDB que fazem valer sua opinião através dos votos".

CARAVANA ALCKMINISTA

Além de João Doria, uma caravana de tucanos acompanhou o governador nesta manhã. Os deputados federais Silvio Torres e Vanderlei Macris, o deputado estadual Barroz Munhoz e Julio Semeghini, subsecretário de Tecnologia e Serviço, além de chefe do escritório do governo paulista em Brasília.

Pouco antes de o grupo comandado por Alckmin chegar, o staff de Doria tirou um cavalete com sua foto da porta da escola. O empresário espalhou vários deles pelos os mais de 50 diretórios tucanos que recebem os filiados neste domingo (28).


Endereço da página:

Links no texto: