Folha de S. Paulo


Maioria acredita que empreiteiras beneficiaram Lula, segundo Datafolha

Soube das suspeitas de favorecimento a Lula por construtoras na reforma do Tríplex em Guarujá?

Pesquisa Datafolha revela que, para a maioria dos brasileiros, houve um "toma lá, da cá" na relação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresas envolvidas na Operação Lava Jato. O petista teria ganho favores pessoais e as empresas, ajuda em governos do PT.

Segundo o levantamento, a maior parte dos entrevistados avalia que o ex-presidente foi beneficiado diretamente por obras realizadas em dois imóveis supostamente ligados ao petista e a sua família.

Entre os que acreditam que Lula obteve vantagens por reformas em um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, e em um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista, a maioria também acha que as empresas supostamente responsáveis pelas obras foram beneficiadas por governos do PT.

Acha que ele foi beneficiado por construtoras no caso do Tríplex em Guarujá?*

De acordo com o Datafolha, independente do grau de conhecimento sobre o assunto, 62% avaliam que Lula foi beneficiado pelas obras no tríplex, a cargo da empreiteira OAS. Entre eles, 58% acham que a construtora recebeu vantagens do PT.

No caso do sítio em Atibaia, 58% acreditam que o presidente tenha sido beneficiado pelas obras na propriedade, sendo que, para 55%, os responsáveis pelas reformas também receberam vantagens de governos do PT.

Em relação ao sítio, testemunhas ouvidas pela Folha e investigações oficiais indicam que uma espécie de consórcio informal de empresas bancou as obras. Entre elas estariam a Odebrecht, a OAS e o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente.

Soube das suspeitas de favorecimento a Lula por construtoras na reforma do Sítio em Atibaia?

Mesmo entre os simpatizantes do PT, cerca de um terço dos entrevistados acredita que Lula foi beneficiado tanto no caso do sítio quanto no do tríplex.

Segundo o Datafolha, 69% dos brasileiros tomaram conhecimento das denúncias envolvendo a reforma do sítio. No caso do tríplex, 77% estão informados.

Nos dois casos, quanto mais escolarizado e rico, maior o percentual de entrevistados que consideram ter havido o "toma lá, dá cá" entre as empreiteiras, Lula e governos petistas.

Acha que ele foi beneficiado por construtoras no caso do Sítio em Atibaia?*

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram feitas 2.768 entrevistas em 171 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No caso do sítio em Atibaia, na última semana a Odebrecht admitiu ter ligação com as obras na propriedade. Na sexta (26), a defesa de Lula afirmou que a reforma do sítio foi oferecida por Bumlai. O advogado do pecuarista, preso na Lava Jato, nega a versão.

Sobre o tríplex, Lula justifica que comprou uma cota da cooperativa Bancoop que dava direito a uma unidade no condomínio, mas que desistiu de comprar o imóvel. Hoje o tríplex está em nome da OAS e foi reformado pela empreiteira.

MELHOR PRESIDENTE

Lula, porém, segue sendo o mais citado espontaneamente na consulta sobre o melhor presidente que o Brasil já teve, embora seu percentual tenha oscilado negativamente entre novembro de 2015 (39%) e hoje (37%). O segundo mais mencionado pelos brasileiros foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB), indicado por 15% (em novembro, ele tinha 16%).

Em entrevista à Folha, a jornalista Mirian Dutra, que foi amante do tucano, disse que o ex-presidente custeou parte de despesas dela e do filho no exterior, por meio da Brasif, empresa que administrava free shops em aeroportos. A Polícia Federal abriu na sexta (26) inquérito para apurar se houve crime de evasão de divisas.

Quem foi o melhor presidente do Brasil? - Resposta espontânea, em %

Em qual governo houve mais corrupção? - Resposta estimulada e única, em %

O mais confiável


Endereço da página:

Links no texto: