Folha de S. Paulo


ONU critica aprovação do projeto da Lei Antiterrorismo pelo Congresso

Renato Costa - 24.fev.16/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 24/02/2016, José Guimarães (PT),Lider do pt na camara e Leonardo Picciani (RJ) líder da bancada do PMDB lider do Governo na Camara, durante Sessão plenária da Câmara na manhã desta quarta-feira,. (Foto: Renato Costa/Folhapress, PODER)
Deputados em sessão da Câmara da quarta (24), na qual aprovaram projeto da lei antiterrorismo

A ONU (Organização das Nações Unidas) criticou, nesta sexta-feira (26), a aprovação do projeto da Lei Antiterrorismo pelo Congresso brasileiro.

Em nota, o Escritório para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou que o projeto inclui definições "demasiado vagas e imprecisas, o que não é compatível com a perspectiva das normas internacionais de direitos humanos".

"Essas ambiguidades podem dar lugar a uma margem muito ampla de discricionariedade na hora de aplicar a lei, o que pode causar arbitrariedades e um mau uso das figuras penais que ela contempla."

O projeto foi aprovado na quarta (24), após apelo do Planalto e em meio à ameaça de organismos internacionais de aplicar sanções ao país por conta da proximidade da Olimpíada do Rio de Janeiro.

O texto, que tipifica o crime de terrorismo no Brasil, com penas de 12 a 30 anos, precisa de sanção da presidente Dilma Rousseff (PT) para começar a valer.

O projeto define terrorismo como a prática, por uma ou mais pessoas, de atos de sabotagem, violência ou potencialmente violentos "por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública".

Para o Alto Comissariado da ONU, os dispositivos do projeto não garantem que a lei não seja usada contra manifestantes e defensores de direitos humanos.

"A estratégia mundial contra o terrorismo deve ter como pedra angular a proteção dos direitos humanos, as liberdades fundamentais e o Estado de Direito", conclui o texto da organização.

EXTREMISMO POLÍTICO

Para evitar que as manifestações políticas de rua fossem enquadradas, deputados excluíram o "extremismo político" como caracterização do terrorismo.

Além disso, a Câmara também retomou, por pressão de partidos de esquerda, um artigo que deixa clara a exclusão dos movimentos sociais e políticos do escopo da nova lei.

Para a Anistia Internacional, a ressalva que visa proteger movimentos sociais, sindicatos e manifestações "não é garantia de que a Lei Antiterrorismo não será usada contra esses grupos".

"Na atual conjuntura brasileira em que leis totalmente inadequadas ao contexto de protestos foram usadas na tentativa de criminalizar manifestantes em protestos desde 2013, é muito grave a aprovação de um projeto de lei 'antiterror' que poderá aprofundar ainda mais o contexto de criminalização do protesto em geral", disse a Anistia, em nota.

A entidade pede o veto integral de Dilma ao projeto.

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) também repudiou a aprovação da Lei Antiterrorismo no Congresso.

"Ao invés de enviar projetos de lei que reforcem a escalada conservadora legislativa, o governo poderia começar por retirar do ordenamento jurídico entulhos autoritários como a Lei de Segurança Nacional que, vez ou outra, serve para criminalizar legítimas lutas sociais", afirmou a MST, em nota.

O Greenpeace, a ONG Conectas e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) também se manifestaram contra a lei.


Endereço da página:

Links no texto: