Folha de S. Paulo


Relatório da PF liga Dirceu a lista de pagamentos da Odebrecht

Paulo Lisboa - 29.jan.2016/Brazil Photo Press/Folhapress
O ex-ministro José Dirceu ao ser escoltado para prestar depoimento, em janeiro
O ex-ministro José Dirceu ao ser escoltado para prestar depoimento, em janeiro

Um relatório da Polícia Federal, elaborado durante a fase Acarajé da Operação Lava Jato, levanta suspeitas sobre pagamentos da empreiteira Odebrecht ao ex-ministro José Dirceu, que está preso no Paraná.

O relatório afirma, com base em uma planilha apreendida na investigação, que o ex-ministro pode ter recebido R$ 48 milhões da empreiteira entre os anos de 2009 e 2010.

Na planilha, de autoria atribuída ao executivo da Odebrecht Fernando Migliaccio da Silva, constam pagamentos com a menção "via JD", que para a Polícia Federal significa José Dirceu.

Para reforçar a tese, o relatório recorda menções ao ex-ministro encontradas em e-mails do empreiteiro Marcelo Odebrecht. Em duas dessas mensagens, diz o relatório, foram marcadas reuniões entre o empresário e Dirceu.

Dirceu foi preso em agosto de 2015 e é réu em uma ação penal em que é acusado de receber dinheiro desviado da Petrobras. Nesse processo, no entanto, não há acusação referente a pagamentos da Odebrecht a ele –o alvo da ação é a empreiteira Engevix.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de José Dirceu. A Odebrecht disse que desconhece os termos do inquérito da 23ª fase da Lava Jato, deflagrada na segunda-feira (22), e que, portanto, é impossível se manifestar.


Endereço da página:

Links no texto: