Folha de S. Paulo


Ao buscar João Santana, avião da PF quase bate em outro ao decolar; ouça

Pedro Ladeira - 04.ago.2015/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 04-08-2015, 12h00: Ex ministro jose dirceu embarca no avião da Polícia Federal no hangar da corporação no aeroporto de Brasília, de onde será transferido para curitiba. ele está preso na operacao lava jato. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Avião King Air da Polícia Federal que se envolveu em incidente em Brasília na terça-feira (23)

Um erro em uma manobra fez um avião da Polícia Federal quase bater em outra aeronave na manhã de terça-feira no aeroporto de Brasília. O episódio será investigado.

A aeronave, um King Air prefixo PR-BSI, deixava Brasília para buscar, no aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo), o marqueteiro João Santana, que desembarcou em um voo de carreira vindo da República Dominicana e foi preso ao chegar. De Guarulhos, Santana foi levado para Curitiba.

O piloto da PF havia recebido instrução do controle de tráfego aéreo para decolar e virar à direita, mas subiu e rumou à esquerda. Nesse momento, uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) rumo a Vitória também estava decolando –o aeroporto de Brasília é o único no Brasil a permitir aproximações e decolagens simultâneas.

O controlador então interveio para evitar a colisão: "Força Aérea, tráfego na posição de uma hora (...) curve imediatamente para rumo norte, a fim de evitar que essa aeronave... interrompa a subida agora". O piloto do avião da FAB responde que havia visto o que se passou.

Em seguida, o controlador chama atenção do piloto da aeronave da Polícia Federal de que ele descumpriu procedimento. "A sua decolagem deveria ter iniciado curva à direita. Suba agora para o nível 270 [27 mil pés, ou 8.229 metros].

O piloto da PF se limita, então, a repetir que atenderá que seguirá a determinação do controlador.

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INVESTIGAÇÃO

Segundo a Força Aérea, a apuração inicial aponta que a aeronave da Polícia Federal infringiu o tráfego aéreo. "Ela deveria manter a reta de decolagem e fazer curva à direita após atingir cerca de 200 metros de altura, mas curvou à esquerda. A aeronave da FAB, por sua vez, deveria seguir reto.

"Durante toda a ocorrência, os pilotos da FAB mantiveram contato visual com a outra aeronave e o controle de tráfego aéreo tomou as ações necessárias para corrigir o procedimento e permitir que os voos seguissem normalmente para seus destinos", informa nota da Força Aérea.

A investigação irá apurar se houve desobediência às normas aeronáuticas. Se isso for confirmado, o processo será encaminhado à Junta de Julgamento da Aeronáutica, que poderá aplicar sanções administrativas, diz a FAB.

A Polícia Federal disse que determinou apuração interna e que apoiará a investigação da FAB.


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