Folha de S. Paulo


Nome da nova operação, 'acarajé' significa dinheiro de propina

Zanone Fraissat/Folhapress
Policia Federal faz busca na empresa Odebrecht em nova fase da Operação Lava jato
Policia Federal faz busca na empresa Odebrecht em nova fase da Operação Lava jato

Denominada Acarajé, a 23ª fase da Operação Lava Jato –deflagrada na manhã desta segunda-feira (22)– tem esse nome porque o termo foi utilizado por alguns investigados como referência ao dinheiro em espécie para pagamento de propina.

Outra palavra, "pixuleco", também tinha esse significado e foi o nome dado à 17ª fase da operação, em agosto do ano passado.

Segundo os procuradores, o "acarajé" era entregue por Maria Lúcia Tavares, responsável pela planilha e pela entrega desses valores. Secretária de funcionários da Odebrecht que são novos investigados dentro da operação Lava Jato, ela foi presa nesta segunda.

Segundo a PF e o Ministério Público, o foco das investigações se divide em três grupos: um empresarial, responsável por pagamento de vantagens ilícitas; um operador de propina no âmbito da Petrobras; e o terceiro, o grupo que teria recebido valores já identificados no exterior em valores que ultrapassam US$ 7 milhões.

Ao todo, estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva. Os mandados são cumpridos nos Estados da Bahia (Salvador e Camaçari), Rio de Janeiro (capital, Angra dos Reis, Petrópolis e Mangaratiba) e São Paulo (capital, Campinas e Poá).


Endereço da página: