Folha de S. Paulo


Advogado de marqueteiro que atuou para o PT diz desconhecer apuração

O advogado Fábio Tofic disse que João Santana "vem sendo bombardeado" pela imprensa com notícias sobre seu suposto envolvimento nas apurações da Lava Jato, mas que o publicitário nunca foi informado de que há uma investigação sobre ele.

"Fiz uma petição há 20 dias para o juiz Sérgio Moro e, depois, entramos na PF no dia 4 para questionar se meu cliente é alvo de investigação. Até hoje não tive resposta".

A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga pagamentos atribuídos a subsidiárias da Odebrecht em contas, no exterior, controladas pelo marqueteiro João Santana, responsável por campanhas do PT e da presidente Dilma Rousseff. A apuração envolve as finanças dele em diversos países, entre eles a Suíça.

O inquérito que apura as finanças do publicitário foi aberto em novembro do ano passado e tramita em sigilo, em Curitiba. Ele passou a ser investigado após a Polícia Federal encontrar na casa do lobista Zwi Skornicki, ligado ao estaleiro asiático Keppel Fels, uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana.

O advogado disse ainda que "é normal" que seu cliente receba dinheiro no exterior como pagamento por campanhas políticas em diversos países. "Tudo sempre foi regular e transparente". Tofic disse ainda "não ter conhecimento" de que Santana possui conta na Suíça.

Em nota, a Odebrecht informou que "desconhece o inquérito mencionado". "A empresa lamenta mais uma vez que dados de investigação sigilosa sejam seletivamente vazados à imprensa."

Tanto ao advogado de Santana como à Odebrecht, a Folha questionou se houve algum tipo de contratação ou prestação de serviço do publicitário à empreiteira. Eles não responderam.


Endereço da página:

Links no texto: