Folha de S. Paulo


Em vídeo de apoio a Matarazzo, FHC prega união do PSDB para 2018

Veja vídeo

Em vídeos de apoio à pré-candidatura de Andrea Matarazzo nas prévias do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prega a união do partido na disputa pela Prefeitura de São Paulo com vistas à eleição presidencial de 2018. "Nós precisamos ter um candidato que una todos nós", diz FHC em uma das mensagens.

"Temos que entender que é nessa eleição que vamos começar a preparar as candidaturas [do PSDB] a presidente da República. Qualquer que seja o candidato –temos bons candidatos–, nós vamos estar unidos pelo candidato escolhido pelo PSDB", afirma o ex-presidente.

FHC diz que Andrea Matarazzo é "um homem que pode ajudar muito na construção da imagem do PSDB" para a disputa pela Presidência da República. "É um homem que tem uma vida dedicada à cidade, [que não tem] nada que diga que ele não foi correto, que ele foi incorreto, trabalhou com Mário Covas, trabalhou comigo, trabalhou com [José] Serra."

Os vídeos de FHC foram divulgados para a militância do partido no mesmo dia em que o vereador tucano Adolfo Quintas, aliado de Andrea Matarazzo, afirmou ao Painel da Folha que empresário João Doria "cooptou" militantes do partido por meio de ofertas de R$ 2.000 mensais. Doria refuta, com veemência, as acusações.

Veja vídeo

A troca de acusações entre os pré-candidatos tem preocupado caciques tucanos. Nos bastidores, dizem temer que, com o partido rachado, o PSDB não tenha força para enfrentar seu real adversário, o prefeito Fernando Haddad (PT), na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

"No próximo dia 28, vamos ter as prévias que escolherão o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Não tenho dúvidas: Andrea Matarazzo. Porque ele é um homem dedicado ao partido, ama a cidade, conhece a cidade", afirma o ex-presidente.

Matarazzo disputa as prévias com o empresário João Doria, que tem o apoio do governador Geraldo Alckmin, e com o deputado federal Ricardo Tripoli, que tem como aliados o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, e o também deputado federal Bruno Covas.

"Temos que escolher alguém que seja nosso representante na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Em primeiro lugar, tem que ser alguém que tenha sentimento de partido, que conheça o partido e tenha uma ligação com um partido."

O crescimento da pré-candidatura de Doria tem preocupado o entorno de Matarazzo. Uma das principais críticas ao empresário, filiado ao partido desde 2000, é a sua falta de atuação partidária.


Endereço da página:

Links no texto: